“AMOR RADICAL”
LER
Marcos 12,28b-34
“O Senhor, nosso Deus, é o único senhor: amarás o senhor, teu Deus” (Mc 12,32).
Com as Palavras de Jesus, entendemos que o maior mandamento não é uma norma imposta, mas uma chave de sentido. Amar é a forma mais elevada de viver, de se relacionar com Deus, com o outro e consigo mesmo. Não é apenas uma regra religiosa, mas a verdade profunda do ser humano. Amar é a vocação primeira e última de todo coração. Amar a Deus é amar o próximo que foi criado à imagem por Deus.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).
MEDITAR
1. Quem tem sido o meu “senhor”?
2. Tenho amado com o coração inteiro, ou tenho me dividido em mil afetos confusos?
LEITURA ESPIRITUAL
O amor não está submetido ao tempo, conserva sempre o seu fogo. Alguns pensam que o Senhor sofreu por amor aos homens e, como não encontram esse amor em sua própria alma, lhes parece que isso aconteceu num passado remoto. Mas quando a alma conhece o amor divino pelo Espírito Santo, percebe com clareza que o Senhor é um Pai para conosco – o mais real, o mais íntimo, o mais carinhoso, o mais bondoso. E não existe maior felicidade do que amar a Deus com todo o entendimento, com toda a alma, com todo o coração, e ao próximo como a nós mesmos, conforme nos mandou o Senhor. Quando esse amor habita em nós, tudo dá alegria à alma.
A graça vem do amor ao nosso irmão, e é mediante o amor ao nosso irmão que ela se conserva. Mas se não amamos o nosso irmão, o amor de Deus não virá à nossa alma. Se os homens observassem os mandamentos de Cristo, a terra seria um paraíso. Todos teriam o suficiente e o indispensável com pouco esforço. O Espírito Divino habitaria nas almas dos homens, pois Ele próprio busca a alma humana e deseja viver em nós; e se Ele não fixa morada em nós, isso se deve unicamente ao orgulho do nosso espírito.
(Archimandrita Sofrônio, São Siluano, o Atonita, Madrid, 1996, p. 315)
COMPROMISSO
Logo ao acordar, antes de pegar o celular, fazer o sinal da cruz e dizer em voz alta ou no silêncio do coração: “Senhor, meu Deus, Tu és o único Senhor. Hoje eu quero Te amar com tudo o que sou.” (escreva no seu Diário espiritual).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.