“REINVENTAR-SE CONTIUNAMENTE”

LER

João 16,29-33

“Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!”” (Jo 16,33).

Caríssimos, a palavra de Jesus não é apenas um consolo, é também um convite para a ação. Ele não quer que permaneçamos apenas esperando por uma vida melhor, mas que nos levantemos e tomemos coragem para enfrentar o que nos vem pela frente. Ele nos diz: “Eu venci o mundo.” Agora, é a nossa vez de viver com coragem, de viver a vida com a certeza de que, embora o mundo nos traga tribulações, o amor de Deus é maior, e em Cristo, nós também somos mais do que vencedores.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. O que Jesus nos promete em João 16,33 ao nos falar sobre as tribulações do mundo?
  2. Como a vitória de Jesus sobre o mundo me oferece coragem diante das dificuldades da vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Quando você se sentir sozinho, deve tentar descobrir a fonte desse sentimento. Você tende a escapar da sua solidão ou a permanecer nela. Quando foge dela, sua solidão não diminui realmente: o que você faz é apenas forçá-la a sair da sua mente de maneira provisória. Quando você começa a permanecer nela, seus sentimentos apenas se tornam mais fortes e você começa a deslizar para a depressão. A tarefa espiritual não é nem fugir da solidão, nem se deixar afogar nela, mas sim descobrir sua fonte. Isso não é fácil de fazer, mas quando você consegue identificar de alguma forma o lugar de onde esses sentimentos surgem, eles perdem um pouco de seu poder sobre você.

Essa identificação não é uma tarefa intelectual; é uma tarefa do coração. Com ele, você deve buscar esse lugar sem medo. Trata-se de uma busca importante, pois leva a discernir algo de bom sobre você mesmo. A dor da sua solidão pode ter suas raízes em sua vocação mais profunda. Você pode descobrir que sua solidão está ligada à sua chamada para viver completamente para Deus. A solidão pode então se revelar como o outro lado do seu dom único. Quando você experimentar, no seu “eu” mais íntimo, a verdade, poderá descobrir que a solidão não é apenas tolerável, mas também fecunda. O que inicialmente parecia doloroso, pode depois se transformar em um sentimento que, embora penoso, abre o caminho para um conhecimento ainda mais profundo do amor de Deus.

(H. J. M. Nouwen, A voz interior do amor, PPC, Madrid, 1997).

COMPROMISSO

Confio que o Jesus está sempre ao meu lado mesmo quando enfrento momentos difíceis? (escreva no seu Diário espiritual).

Bom domingo para você e sua família!

Conteúdo completo no link abaixo