MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

“VIVER A VERDADE COM CORAGEM”

LER

Marcos 6,17-29

“Por isso, também vós ficai preparados!” (Mt 24,44).

O Evangelho nos mostra a morte de João Batista, vítima da vaidade e do medo de Herodes. O cenário do texto revela como escolhas movidas pelo orgulho e pela pressão social podem levar à injustiça, à perda da vida do outro e da nossa dignidade. O martírio de João nos lembra que a verdade exige coragem, mesmo diante de ameaças. O silêncio diante da verdade pode ser tão destrutivo quanto a violência explícita. Que possamos aprender a escolher a vida, a justiça e a verdade, mesmo quando isso nos custar algo.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Até que ponto minhas escolhas refletem a voz da minha consciência e não apenas a pressão das circunstâncias?
  2. Em quais momentos acabo abrindo mão dos meus valores por medo, comodidade ou para agradar os outros?

COMPROMISSO

Assuma uma atitude de verdade em uma pequena escolha, sem ceder ao medo ou à conveniência. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Tudo o que [João] disse dava testemunho da verdade ou servia de reprovação aos que se lhe opunham; suas obras de justiça eram respeitadas até mesmo pelos que não o amavam. Acaso o respeito pelo modo de vida dos homens o fez desviar-se, ainda que um pouco, daquele que levou desde a infância uma vida solitária, do caminho da virtude? E, no entanto, esse homem terminou sua vida derramando seu sangue, após passar por longo tormento de prisão. Pregava a liberdade da pátria celestial e foi encarcerado pelos ímpios; tinha vindo para dar testemunho da luz, merecera ser chamado de lâmpada ardente e resplandecente precisamente da luz que é Cristo, e foi encerrado na escuridão do cárcere; ninguém entre os nascidos de mulher tinha sido maior do que ele, e foi decapitado a pedido de mulheres extremamente perversas, e foi batizado com o próprio sangue aquele a quem tinha sido concedido batizar o Redentor do mundo, ouvir a voz do Pai sobre Ele, ver a graça do Espírito Santo que descia sobre Ele.

(Beda, o Venerável, Homilias sobre o Evangelho, Roma, 1990, pp. 492ss).).

Bom dia para você e sua família!