SÃO JERÔNIMO
“DETERMINAÇÃO NOS GUIA SEMPRE”
LER
Lucas 9,51-56
“Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém (Lc 9,51).
Jesus nos mostra a importância de seguirmos nosso caminho com determinação, mesmo diante das dificuldades e incertezas. Sua escolha foi um gesto profundo de entrega e compromisso com sua missão. Assim como Ele, somos chamados a tomar decisões conscientes e corajosas, que nos desafiem a sair da zona de conforto e a viver com propósito. O caminho para Jerusalém representa também a nossa jornada de autoconhecimento e transformação, onde a fé e a coragem se entrelaçam. Seguimos, portanto, com a certeza de que cada passo, por mais difícil que seja, nos aproxima do nosso verdadeiro destino.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).
MEDITAR
- O que você precisa deixar para trás para seguir seu propósito com coragem e determinação?
- Como suas decisões diárias podem refletir o compromisso com sua missão pessoal e espiritual?
COMPROMISSO
Hoje, tome uma decisão que o conduza com propósito e fé, mesmo diante das dificuldades. (escreva no seu Diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
Leia com muita frequência as Divinas Escrituras; ainda mais, que suas mãos nunca deixem o texto sagrado. Assimile o que deve ensinar e mantenha-se unido à palavra da fé, que é conforme à doutrina, para que possa exortar com base em uma doutrina saudável e refutar vitoriosamente os adversários.
“Permanece fiel ao que aprendeste e aceitaste, sabendo de quem o aprendeste”, disposto sempre a dar explicações a todo aquele que te pedir sobre a esperança que há em ti.
Que suas ações não desmintam suas palavras, para que não aconteça que, quando pregues na igreja, alguém pense interiormente: “Então, por que você não age assim?” Que grande coisa! Um mestre falando sobre o jejum com a barriga cheia; até um ladrão pode censurar a avareza; mas no sacerdote de Cristo, a mente e a palavra devem estar em acordo.
Quando falares na Igreja, não busques aclamações populares, mas gemidos; as lágrimas dos que te escutam são o melhor elogio para ti. O discurso do sacerdote deve ter o sabor da leitura da Bíblia. Não quero que sejas alguém que declama, grita e fala sem dizer nada, mas sim um perito em teologia e bem instruído nos mistérios de teu Deus.
É próprio dos ignorantes admirar-se na frente de pessoas mal preparadas, recorrendo a artificios linguísticos e a uma rápida pronunciação. Somente alguém com a face tão dura quanto o bronze se põe a explicar com frequência o que não sabe e, depois de convencer os outros, tenta ainda ser considerado um poço de sabedoria.
(Jerônimo, Epístola 52, ad Nepotianum presbyterum, 7ss).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.