SANTOS ANJOS DA GUARDA
“A PROTEÇÃO DIVINA NOS GUIA”
LER
Lucas 9,57-62
“Seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10).
Hoje somos lembrados da presença constante dos anjos diante de Deus, intercedendo por nós. Eles são sinais da proteção divina e do cuidado incessante de Deus por cada um de nós. Mesmo nos momentos mais difíceis, Deus está atento à nossa jornada, nos guiando através dos anjos e Sua graça. Esse olhar constante de Deus nos desafia a viver com responsabilidade, sabendo que Ele vê nossos atos e intenções.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).
MEDITAR
- Como você tem se relacionado com a proteção divina em sua vida diária?
- O que você pode fazer para ser mais atento às manifestações de Deus ao seu redor?
COMPROMISSO
Reserve um momento do seu dia para agradecer por sua proteção e pela presença dos anjos em sua vida. (escreva no seu Diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
Poucas verdades da religião produzem tanto alívio quanto esta, humaníssima, do anjo da guarda, uma alegre invenção de Deus. E saber que ele está bem perto do rei quando escreve a lei, sentado no trono de ouro, e que está também perto do miserável sentado na pedra do cemitério para comer o pão da caridade, é algo que ennobrece a vida e a exalta. A poesia pagã mal a percebeu. A literatura hebraica está cheia de mensageiros alados, e suas páginas se estremecem de calafrios luminosos. A teologia cristã, que é a aprofundamento daquela, é toda ela um fresco estremecido. Ninguém sabe os aspectos que o seu anjo da guarda pode tomar conforme os tempos e as necessidades de sua vida. Você entra em um caminho solitário e um tipo te acompanha e faz o caminho contigo, trocando palavras com um ar familiar. Talvez ele seja o seu anjo, que, tomando forma humana, quer fazer-lhe companhia…
Nem todos os ruídos que você ouve ao longo das filas ou sob o beiral de casa são passarinhos e pombas; e o murmúrio que te agita em certos momentos imprevistos nem sempre é o vento que está à sua frente. Na divina economia do bem, na qual o mundo está estabelecido, devemos sempre esperar que seja essa a revelação sensível do assistente alado. Como experimentei uma vez, ao cair da noite, no limiar de uma velha abadia, ao ouvir os monges graves cantando o ofício de completas; e ouvi o prior recitando a oração final, que é um hino aos anjos: «Visita, Senhor, esta habitação e afasta de nela todas as investidas do inimigo. Estejam aqui os teus santos anjos, que nos guardem em paz». Nesse momento, sob o toque da última campainha, me pareceu ver muitos anjos que, saindo do alto, se recolhiam em todas as famílias como a última bênção do dia. E, voltando para o meu quarto, despojado como uma cela, ao fechar a porta e entornar as venezianas, estremeci pela alegria que me proporcionava saber, quase ver, que havia um anjo trancado ali, só para mim.
(C. Angelini, «Discorso con l’angelo custode», en Ritorno degli angelí?, Vicenza 1988, pp. 43-46, passim).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.