“DIGA NÃO À VANGLÓRIA”

LER

Lucas 17,5-10

“Quando tiverdes feito tudo, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer” (Lc 17,10).

No contexto de Habacuque e 2 Timóteo, e especialmente na passagem de Lucas 17,10, somos convidados a refletir sobre a humildade e a obediência à vontade de Deus. Essas passagens nos ensinam que nossa missão é sempre movida pela fé, ainda que as respostas de Deus, muitas vezes, não sejam imediatas ou compreendidas. O profeta Habacuque questiona Deus, mas também demonstra confiança, esperando uma resposta, enquanto em 2 Timóteo, Paulo lembra a Timóteo de manter a fé e o zelo pelo dom de Deus. Já no Evangelho de Lucas, somos chamados a uma vida de serviço sem esperar reconhecimento, com humildade, fazendo o que nos foi confiado.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Quantas vezes nos sentimos orgulhosos ou autossuficientes por algo que realizamos?
  2. O que é ser “servo inútil”

COMPROMISSO

Não devemos nos colocar no centro das nossas histórias, mas sim servir aos outros com humildade. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

O Senhor nos convida a ir para a festa, cujo tempo – nos diz – está sempre disposto. Qual é essa festa? A festa mais elevada, a mais verdadeira; é a festa da vida eterna, ou seja, a eterna bem-aventurança, onde se dá verdadeiramente a presença de Deus. Esta não pode ter lugar aqui embaixo, embora a festa que podemos celebrar já aqui seja um anticipo daquela. Este é o tempo de buscar a Deus e ter Sua presença como ponto de mira em todas as nossas obras. Muitas pessoas querem experimentar tal grande festa e lamentam-se por não a receberem. E se não encontram nenhuma festa em seu coração quando oram, nem sentem a presença de Deus, isso as aflige, e fazem isso cada vez menos e de má vontade. O homem nunca deve proceder assim; não devemos jamais negligenciar nenhuma obra, porque Deus está presente, embora não o percebamos: Ele veio secretamente para a festa. Onde está Deus, lá está a verdadeira festa; Deus não pode deixar de estar presente onde, com uma intenção pura, se busca somente a Ele; embora esteja de forma escondida, lá está sempre. O tempo em que Ele quiser e deva se revelar e se mostrar de forma aberta é algo que devemos deixar em Suas mãos. Mas não há dúvida de que Ele está presente onde é buscado; por conseguinte, não devemos realizar nenhuma boa ação de má vontade, porque Deus está ali, embora ainda esteja escondido para você. Este é o fundamento: amar a Deus com um coração íntegro e puro e nada mais, e amar-nos com uma caridade fraterna uns aos outros como a nós mesmos; ter um espírito humilde e submisso a Deus e relações amáveis com os irmãos; despojar-nos de nós mesmos, de modo que Deus possa possuir livremente nosso coração, no qual Ele gravou Sua imagem divina, e habitar no lugar onde está toda Sua glória.

(Taulero, Fundo dell’anima, Cásale Monf. 1997, pp. 120-123, passim [edição espanhola: Obras, Fundación Universitaria Española 1988]).

Bom domingo para você e sua família!