A LUZ NÃO FOI FEITA PARA SER ESCONDIDA, MAS PARA ILUMINAR O CAMINHO DE TODOS

LER

Marcos 4,21-25

Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro?” (Mc 4,22).

A lâmpada simboliza a verdade e a sabedoria que recebemos, e Deus nos convida a não escondê-la, mas a deixá-las brilhar para todos ao nosso redor. Colocá-la “debaixo de um caixote” ou “debaixo da cama” é permitir que o medo, a insegurança ou o egoísmo apaguem a luz que devemos espalhar. Ao contrário, devemos colocá-la em um “candeeiro”, visível e acessível a todos, para que ilumine a vida daqueles que cruzam nosso caminho. É um convite a viver com autenticidade, sem medo de mostrar nossa luz interior.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Quais são as luzes que tenho escondido dentro de mim por medo ou insegurança?
  2. Como posso deixar minha luz brilhar mais abertamente para os outros hoje?

COMPROMISSO

Compartilhe uma habilidade ou sabedoria que você possui com alguém, sem medo de expô-la. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Deus é autor de todos os bens, por isso devemos dizer-lhe: «Tu dás sucesso, ó Senhor, a todas as nossas empresas» (Is 26,12). E assim é verdadeiramente. Por isso, devemos atribuir-lhe a Ele todo o bem e nada a nós, considerando que não é «a tua fortaleza ou o vigor das tuas mãos» (Dt 8,17) o que tem operado o que tens, porque é o Senhor quem nos fez e não fomos nós quem nos fizemos (cf. Sal 99,3). Uma consideração como essa destrói a soberba de todos os que dizem: «Somos nós que vencemos, não é o Senhor que fez tudo isso» (Dt 32,17). […] Diz o bem-aventurado Bernardo: «Ouso dizer que, sem humildade, nem mesmo a virgindade de Maria teria agradado a Deus; por isso, é uma grande virtude, sem a qual não há virtude; mais ainda, ela acaba na soberba».

(Bem-aventurado Bagnoregio, Bella perfetta vita religiosa, La Verna 1974, pp. 71-73 [edição espanhola: Obras de São Boaventura, Biblioteca de Autores Cristãos, Madrid 1949-1972]).

Bom dia para você e sua família!