“A VERDADEIRA BEM-AVENTURANÇA NÃO NASCE DA CONFIANÇA EM SI, MAS SIM DA PLENA CONFIANÇA NA PROVIDÊNCIA DIVINA”

LER

Mateus 5,1-12a

“Jesus viu as multidões, os discípulos aproximaram-se. Jesus começou a ensiná-los: “Bem-aventurados…” (Mt 5,1.2.3).

Jesus, ao ver as multidões, se aproxima com um olhar compassivo e começa a ensinar. Ele revela a verdadeira felicidade que está longe dos conceitos humanos de poder e sucesso. A bem-aventurança acontece na confiança em Deus, na humildade e na disposição de acolher sua providência. Jesus nos mostra que o Reino de Deus se manifesta naqueles que sabem esperar em Deus, que se abrem para a sua vontade, e não na força do poder humano. A bem-aventurança é o reconhecimento de que nossa vida depende de Deus, e não de nossos próprios esforços.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).

MEDITAR

  1. Como posso praticar a confiança em Deus nas situações difíceis do meu dia?
  2. Em que áreas da minha vida estou buscando poder ou controle, e como posso substituir isso pela confiança em Deus?

COMPROMISSO

Ao enfrentar um desafio, escolha agir com confiança em Deus, deixando de lado o desejo de controle. (escreva no seu Diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Se estás Tu, Senhor, que venham também nossos adversários: mais do que irrumpirem sobre nós, serão derrotados por si mesmos. Que venham de todas as partes, serão igualmente dispersados. Perderão toda a força diante da majestade de Deus, como a cera ao primeiro contato com o fogo. E, haverei de temer quem está destinado a uma derrota como essa? Embora eu ande em meio às trevas mais escuras, não temerei mal algum, desde que Tu, Senhor, meu Deus, estejas comigo. A uma simples ordem do Salvador, toda uma legião diabólica teve que abandonar o corpo de um homem que durante muito tempo esteve possuído, e não ousaram fazer mal nem a um rebanho de porcos, antes que Ele permitisse. Com quanta maior facilidade cairão em tropel [os espíritos malignos] onde quer que estejam, diante da majestade de Cristo. Assim, destemido e livre de qualquer medo, alegrando-se na louvação [a Deus], poderás ver tudo isso com os teus olhos.

(Bernardo de Claraval, Comentário ao Salmo 90, Alba 1977, pp. 104ss, passim [edição espanhola: Obras completas, Biblioteca de Autores Cristianos, Madrid 1984]).

Bom domingo para você e sua família!