SÃO CARLOS BORROMEU, BISPO

Rm 11,1-2a.11-12.25-29; Sl 93(94),12-13a.14-15.17-18; Lc 14,1.7-11

Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar.” (Lc 14,8).

A parábola, no Evangelho de hoje, tem como objetivo nos ensinar sobre a humildade, comportamento dos que buscam sentar-se à mesa no banquete de Deus. As refeições no Antigo Testamento bem como no Novo Testamento são símbolos indicativos da Aliança entre Deus e a humanidade, por qual Jesus Cristo é sinal material da aliança (Mt 22,1-14; 25;1-13). Nesse sentido, pode-se afirmar que a parábola é uma metáfora alusiva ao Reino de Deus e o modo como se concebe para dele participar. Quem é humilde e não se coloca acima dos outros será elevado pelo noivo presente na festa, convidado a sentar-se nos primeiros lugares, no banquete das núpcias do Mestre e Senhor; o Noivo dos céus. Quanto a nós devemos abrir à possibilidade de dar nosso lugar a outros, não por falsa modéstia, já que sabemos a moral dessa parábola, mas com verdadeiro espírito fraternal e de serviço, pois se creio em Jesus e ponho em pratica seus ensinamentos sei o lugar que devo ocupar em seu banquete.

(Francisco Hélio Silva Garcia – Seminarista do 4º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)

REFLEXÃO

1. Tenho a humildade de viver na simplicidade?

2. Dou oportunidades para as outras pessoas que permeiam minha vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Certa vez, eu estava meditando sobre a razão por que Nosso Senhor prezava tanto a virtude da humildade. E logo me veio à mente, sem pensar, de súbito, esta ideia: é porque Deus é a suma Verdade, e humildade é andar na verdade. É grande verdade o fato de que não temos nada de bom em nós mesmos. Somos apenas miséria e nada mais. Quem não entende isso, anda na mentira. Quem mais entende, mais agrada à suma Verdade, porque anda com ela. Que Deus nos conceda, o favor de não perdermos nunca a capacidade de discernir quem somos, amém. (Santa Teresa de Jesus, As moradas 6.10,7).

AÇÃO

Rezemos pelos mortos: A humildade é a vida de todo ato puro, de todo movimento santo da alma.” (Beata Conchita, pág 57).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos