SANTO ANDRÉ DUNG-LAC E SEUS COMPANHEIROS, Mártires

1Mc 4,36-37.52-59; (Sl) 1Cr 29,10.11abc.11d-12a.12bcd; Lc 19,45-48

“Minha casa será casa de oração. Vocês fizeram dela um antro de ladrões.” (Lc 19,46)

Todos os dias ensinava no Templo. Os príncipes dos sacerdotes, porém, os escribas e os chefes do povo, procuravam tirar-lhe a vida. Mas não sabiam como realizá-lo, porque todo o povo ficava muito admirado, quando o ouvia falar.”

Este Evangelho de São Lucas, pretende deixar claro que ao expulsar aqueles que querem fazer do Templo uma casa de negócios, o Messias atua firmemente para purifica-lo, no sentido de que ele exerça o seu verdadeiro objetivo como casa de oração e encontro com Deus, onde se deve viver e aprender os seus ensinamentos.

Em verdade ele clamou para a história e com muita determinação, para ensinar a toda sua Igreja que a vida de oração, de amor, fé e caridade, é que mantém vivo todos os Templos do Senhor.

(Dr. Marcos Patrício Nogueira Lima – Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí e Procurador Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí).

REFLEXÃO

1) Acolho os ensinamentos de Jesus e os colocado em prática?

2) Uso da Comunidade como um trampolim para realizar minhas vontades ou a vontade de Deus?

LEITURA ESPIRITUAL

A oração autêntica é a oração da Igreja: uma oração sincera opera algo na Igreja e é a própria Igreja que reza, porque o Espírito Santo que a anima é também aquele que em cada alma “intercede por nós com gemidos que não podem ser expresso” (Rm. 8,26). Esta é a verdadeira oração, porque “ninguém pode dizer: ‘Jesus é Senhor’, se não for movido pelo Espírito Santo” (1Cor 12,3). Qual seria a oração da Igreja se não fosse o dom de quem ama com grande amor a Deus que é amor? A doação total do nosso coração a Deus é o estado mais elevado que nos é acessível, o mais alto grau de oração. As almas que o alcançaram constituem verdadeiramente o coração da Igreja: nelas vive o amor sacerdotal de Jesus. Eles espalham o amor divino que os possui em outros corações e assim colaboram para a perfeição de todos. (Edith. Stein, Oração da Igreja).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: Quem ama Cristo, ama a Igreja e quer que esta seja cada vez mais expressão e instrumento do amor que d’Ele dimana.” (Papa Bento XVI, Deus caritas est, nº 33).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos