Is 40,1-5.9-11; Sl 84(85),9ab-10.11-12.13-14; 2Pd 3,8-14; Mc 1,1-8

“Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!”  (Mc 1,3)

O Evangelho de hoje fala de uma notícia capaz transformar pessoas aponto delas mesmas deixarem sua vida comum e ir em busca de algo novo.

Na expectativa do Senhor que vem, Marcos inicia seu Evangelho falando de um tempo de preparação para a vinda do Emanuel, Deus conosco, a partir de cinco passos importantes: primeiro, recorremos continuamente à Sagrada Escritura como fundamento sólido para o fortalecimento da fé (vv. 2-3). Segundo a pessoa que anuncia a Boa Notícia, capaz convencer e de mostrar à humanidade o caminho do “deserto”, lugar onde Deus oferece a possibilidade de uma conversão autêntica – a comunidade, o grupo, Igreja (w. 4,7-8). E, terceiro, as mesmas pessoas que, através do testemunho do(a) discípulo(a), caminham penitentemente para o deserto, com o intuito de conquistar uma nova vida (v. 5). Por isso peçamos confiantes: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, instrui-me nas tuas veredas” (Sl 24,4).

REFLEXÃO

1) Tenho feito minha leitura bíblica de forma que fundamente minha vida?

2) Como tenho conseguido percorrer um caminho de mudança de vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Ó grandeza do amor, pelo qual amamos a Deus, o preferimos, nos voltamos para ele, o alcançamos, o possuímos! Se me pergunto sobre suas características, percebo que você é o caminho mestre, que acolhe, direciona e orienta para a meta; Você é o caminho do homem para Deus e o caminho de Deus para a humanidade.

Ó caminho feliz, só tu conheceste a troca de grandes bens, através da qual veio a nossa salvação! Você conduziu Deus até os homens, você conduziu os homens até Deus. Ele veio por este caminho quando veio ao nosso encontro; viajamos para cima quando vamos em direção a ele: nem Deus poderia vir até nós, nem nós poderíamos ir até ele, exceto através do amor.

Não sei qual é o maior elogio que se pode dizer de você, se dizer que você trouxe Deus do céu, ou que você elevou o homem da terra ao céu; Grande é o seu poder, se através dos seus meios Deus se humilhou tanto e o homem tanto se exaltou (Hugo de São Vitor).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: “A lembrança da Vossa vinda na fraquea de nossa carne mortal, nos ensine, Senhor Jesus, a caminhar para Vós na força do vosso Espírito, para vermos Convosco o rosto do Pai”.

Bom domingo para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos