SANTO ESTEVÃO

At 6,8-10;7,54-59; Sl 30(31),3cd-4.6 e 8ab.16bc e 17 (R. 6a); Mt 10,17-22

“[…] Sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.”

Em verdade em tempos atuais, aqueles que embora do mundo, vivem fora do mundo, por escolher viver na fé do Deus Todo Poderoso, nas palavras do Cristo, mesmo que sejam o sal da terra, enfrentam o desprezo daqueles que não aceitam o Messias, por obra do inimigo e muitas vezes como provação, e o exemplo de santidade de Santo Estevão é de todos os mártires que o sucederam deve estar presente em nossos corações.

(Dr. Marcos Patrício – Professor Ufpi e Procurador da Assembleia Legislativa. / Teresina-PI)

REFLEXÃO

1. Estou preparado(a) para fazer a experiência do martírio pro testemunhar minha fé?

2. Quais dificuldades encontro para anunciar a Boa Nova de Cristo?

LEITURA ESPIRITUAL

Estêvão, para merecer a coroa que o seu nome significava, tomou como arma a caridade e com ela triunfava em toda a parte. Por amor de Deus não cedeu perante os judeus que o atacavam; por amor do próximo, intercedia pelos que o apedrejavam. Pela caridade, argumentava contra os que estavam no erro para que se corrigissem; pela caridade, orava pelos que o apedrejavam para que não fossem castigados.

Confiado na força da caridade, venceu a crueldade de Saulo e mereceu ter como companheiro no Céu aquele que na terra foi seu perseguidor. Movido pela santa e infatigável caridade, desejava conquistar com a sua oração aqueles que não pôde converter com as suas palavras.

E agora, Paulo alegra-se com Estêvão, com Estêvão goza da glória de Cristo, com Estêvão triunfa, com Estevão reina. Onde entrou primeiro Estêvão, martirizado pelas pedras de Paulo, entrou depois Paulo, ajudado pelas orações de Estêvão. (Dos Sermões de São Fulgêncio de Ruspas, bispo)

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: “Qual o segredo da perseverança? O Amor. – Enamora-te, e não O deixarás.” (Josemaria Escrivá, Caminho, 999).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos