Eclo 3,3-7.14-17a; Sl 127(128),1-2.3.4-5 (R. cf.1); Cl 3,12-21; Lc 2,22-40
“Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor” (Lc 2,22).
Solenizar a Sagrada Família, nos faz entender, com razão, que a família é o primeiro lugar da evangelização, senão o mais decisivo. A família alicerçada na escuta e na obediência à Palavra de Deus salvaguarda sua integridade e sacralidade. Os desafios da sociedade contemporânea para a família e na sua multiforme maneira de ser será de buscar ânimo e solicitude na vivência eclesial: na escuta da Palavra, na oração conjugal e na Eucaristia para que assim encontre sustentáculo para vencer as intempéries do tempo presente e permaneçam fiéis aos compromissos matrimoniais e familiares. Peçamos que o Senhor abençoe e ilumine os caminhos das nossas famílias.
REFLEXÃO
1. Quais desafios minha família enfrenta para viver sua experiência viva da fé?
2. Consigo animar minha família para que possa perseverar na missão?
LEITURA ESPIRITUAL
Para que um filho possa amar a sua mãe, ela deve chorar com ele, partilhar os seus sofrimentos; para me atrair até você, querida Mãe, quantas lágrimas você derramou! Não me é difícil acreditar que sou sua filha, pois vejo você mortal e sofredora como eu (…).
No Egito, Maria, imagino que o teu coração permaneça alegre na pobreza: Jesus é a mais bela das pátrias. Mas em Jerusalém uma tristeza amarga, vasta como um oceano, inunda o teu coração: durante três dias Jesus esconde-se do teu carinho (…). Finalmente você o vê e exulta de alegria, e exclama: “Meu filho, por que você se comportou assim? Seu pai e eu estávamos procurando você angustiados”. E o menino Deus responde (profundo mistério!) à mãe amada que lhe estende os braços: “Por que você estava me procurando?
O evangelho me ensina que Jesus, crescendo em sabedoria, permanece submisso a Maria e José. E meu coração me diz com que ternura ele sempre obedece a seus amados pais. Agora compreendo o mistério do templo, Mãe: o teu doce Filho quer que sejas exemplo para a alma que o procura na noite da fé. Sim, sofrer amando é a mais pura alegria (Teresa de Jesús, Últimas Conversas, Burgos 1973).
AÇÃO
Cante e medite: “Abençoa, Senhor, as famílias, amém Abençoa, Senhor, a minha também” (Pe. Zezinho, Oração pela família).
Bom domingo para você e sua família!
Pe. William Santos Vasconcelos
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.