LEITURA ORANTE DA VIDA

QUINTA 25/01/2024

III SEMANA DO TEMPO COMUM

CONVERSÃO DE SÃO PAULO

At 22,3-16; l 116(117),1-2 (R. Mc 16,15); Mc 16,15-18

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15).

O encontro com a pessoa de Jesus por meio das suas palavras e seus ensinamentos, bem como nos sacramentos, de modo particular pelas vezes que participamos das missas, pelas orações pessoais e em grupos sugere que tomemos a decisão de assumir o compromisso de anunciar a Boa Nova do Reino: “Ide pelo mundo” (v. 16). Mesmo reconhecendo a dureza de coração dos discípulos ao fugirem no momento de sua crucificação, Ele os envia em missão.  Assim, podemos perceber que o mistério da vida, proposto por Jesus nos Evangelhos, não se desenrola como um passe de “mágica” ou que caia pronto do céu. É missão de todos os batizados o anúncio da vida nova oferecida por Jesus.

REFLEXÃO

1. Reconheço pelos ensinamentos de Jesus que sou chamado para a missão?

2. Tenho me comprometido com a comunidade na qual participo?

LEITURA ESPIRITUAL

O Concílio deu grande realce ao papel da Igreja, em favor da salvação da humanidade. Enquanto reconhece que Deus ama todos os homens e lhes dá a possibilidade de se salvarem (cf. 1 Tim 2, 4), a Igreja professa que Deus constituiu Cristo como único mediador e que ela própria foi posta como instrumento universal de salvação. “Todos os homens, pois, são chamados a esta católica unidade do Povo de Deus (…) à qual, de diversos modos, pertencem ou estão ordenados quer os fiéis católicos, quer os outros crentes em Cristo, quer universalmente todos os homens, chamados à salvação pela graça de Deus”. É necessário manter unidas, estas duas verdades: a real possibilidade de salvação em Cristo para todos os homens, e a necessidade da Igreja para essa salvação. Ambas facilitam a compreensão do único mistério salvífico, permitindo experimentar a misericórdia de Deus e a nossa responsabilidade. (São João Paulo II, Redemptoris missio, n. 9)).

AÇÃO

Durante o dia de hoje medite: “Todo discípulo é missionário, pois Jesus o faz partícipe de sua missão […]” (Doc. de Parecida, n. 144)).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos