1Rs 10,1-10; Sl 36(37),5-6.30-31.39-40 (R. 30a); Mc 7,14-23

 A PAZ E A GUERRA VÊM DO CORAÇÃO HUMANO

“O que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior” (Mc 7,15).

Alguns alimentos eram considerados impuros, Jesus afirma que todos os alimentos são puros, no sentido lato, as verdadeiras impurezas estão nas intenções das pessoas, de seus pensamentos. Assim a prática do amor, do bem, dá caridade, da justiça e da misericórdia é que torna o ser humano verdadeiramente puro. Jesus ressaltou que a pureza ou a impureza vem de cada um de acordo com suas escolhas e procedimentos, do que ele trata e faz, ou realiza. “É no coração humano que se desenvolve o enredo mais íntimo e, em certo sentido, o mais essencial da história” (São João Paulo II).

(Dr. Marcos Patrício Nogueira Lima – Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí e Procurador Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí).

REFLEXÃO

1. Sou condescendente para com as pessoas que vivem ao meu lado?

2. Julgo facilmente as pessoas a ponto de excluí-las do meu grupo?

LEITURA ESPIRITUAL

Não saia de si mesmo, volte para si mesmo: a verdade vive no homem interior. E se você achar que sua natureza é mutável, ignore-se também. […] Ajamos para que a nossa religião não seja constituída de representações vazias. Qualquer coisa, na verdade, desde que seja verdadeira, é melhor do que qualquer coisa que possa ser imaginada pela vontade.

Façamos com que a nossa religião não consista no culto às obras humanas, que não consista no culto aos animais, que não consista no culto aos mortos, nem aos demónios, nem aos corpos etéreos e celestes, nem mesmo para a mesma alma racional perfeita e sábia.

A religião, portanto, nos une ao Deus único e onipotente. Ele é o princípio ao qual retornamos, a forma que seguimos e a graça pela qual somos reconciliados (Santo Agostinho, A Verdadeira Religião). 

AÇÃO

Hoje dedique um momento de oração pela paz no mundo, compartilhe com alguém um gesto de solidariedade e uma palavra de esperança para quem está ao seu lado.

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos