DIA DA SAGRADA FACE DE JESUS CRISTO

Tg 1,12-18; Sl 93(94),12-13a.14-15.18-19 (R. 12a); (Mc 8,14-21)

UM CORAÇÃO AMOROSO VÊ O MELHOR DA VIDA

“Cuidado com o fermento dos fariseus” (Mc 8,15).

O Evangelho nos faz o alerta de que não ajamos de modo que manifestemos um coração endurecido, incapaz de perceber a grandeza dos favores de Deus em nossa vida. Não nos deixemos envolver pelo fermento do “mundo” egoísta, insensível para a verdadeira realidade divina que nos fala do bem, da paz, da fraternidade. Não coadunemos com os pensamentos de um mundo pessimista, claramente visível nos discursos midiático, nas atitudes da maledicência, no egocentrismo, da guerra. Mas busquemos o bom fermento divino visivelmente no saber acolher o outro, na solidariedade, na construção da paz.

REFLEXÃO

1. Consigo fazer boas escolhas frente aos desafios do mundo atual?

2. Com que entusiasmo permeio o ambiente que frequento: com alegria, com esperança, com palavras e atitudes que fomentam vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Os caminhos que Jesus nos mostra são marcados pela beleza – porque é bela a vida de comunhão, é bela a troca de dons e de misericórdia – mas são caminhos que comprometem. Daí a tentação de não lhe abrir a porta, de deixá-lo fora da nossa existência real. A história do pecado, de facto, sempre tem as suas raízes na história da falta de escuta. Embora – e deve ser dito com força – nenhum de nós possa julgar a escuta dos outros, nem mesmo a daqueles que se declaram distantes da fé (Comunicar o Evangelho num mundo em mudança, n. 13, Roma 2001).

AÇÃO

Leia e medite: “É preciso alimentar a esperança de amanhã curando a dor de hoje” (papa Francisco).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos.