Dt 30,15-20; Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39,5a); Lc 9,22-25

MEU FUTURO DEPENDE DAS MINHAS ESCOLHAS

“Que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?” (Lc 9,25).

A liturgia de hoje nos põe diante do dilema da vida, isto é, diante de nós temos dois caminhos: o das coisas fáceis e passageiras e o caminho proposto por Jesus, que é difícil, mas que nos conduz para a eternidade. O tempo quaresmal é propício para analisarmos as escolhas que estamos fazendo em nossa vida; e nesta jornada não estamos sozinhos, pois “é feliz quem a Deus se confia!”.

(Danilo Tavares da Silva – Seminarista do 2º ano de Teologia / Diocese de Bom Jesus-PI)

REFLEXÃO

1. Consigo renunciar às coisas supérfluas da vida?

2. Como reajo diante de situações em que preciso fazer escolhas?

LEITURA ESPIRITUAL

Vivemos para Aquele que, morrendo por nós, é Vida; morremos para nós mesmos para viver para Cristo; pois não podemos viver para ele se não morrermos primeiro para nós mesmos, para a nossa própria vontade. Pertencemos a Cristo, não a nós mesmos […].

Morremos, mas morremos em favor da vida, porque a Vida morre em favor de quem está morto. Ninguém pode morrer para si mesmo se Cristo não viver nele. Se Cristo vive nele, ninguém pode viver para si mesmo. Viva em Cristo como Cristo vive em você! Ama-se justamente quem se odeia para seu próprio bem; ou seja, ele fica mortificado […].

Devemos dirigir nossos ataques contra todo vício, sensualidade, contra a atração do mal. Basta a quem luta derrotar seus adversários: derrotando a si mesmo, terá derrotado a todos. Se você se derrotar, se matar, será julgado vivo por Deus. Procuremos não ser arrogantes, maus, sensuais, mas humildes, dóceis, afáveis, simples, para que Cristo reine em nós; aquele que é um rei humilde e ao mesmo tempo exaltado (São Columbano, Instruções, X).

AÇÃO

Leia e medite: “Misericórdia, Senhor, a vó clamamos!” (Responsório da Liturgia das Horas).

Bom dia para você e sua família!