Ez 18,21-28; Sl 129; Mt 5,20-26

NOSSA MELHOR OFERTA BROTA DO PERDÃO

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mt 15,24).

No Evangelho de hoje, Jesus nos revela aquilo que acontece no cotidiano das pessoas, nos ambientes que muitas das vezes são alimentados pelo ódio e o ressentimento no coração. O rancor contamina a oferta que levas até o altar diante de Deus. O ensinamento de Jesus nos desperta para a incondicional exigência de perdão, sem o qual nossa oferenda mostra-se apenas um gesto ritualístico, vazio de conteúdo existencial, já que nossa vida pode desmentir na prática o rito que celebramos. Como diria o poeta: “há distância entre intenção e gesto”. E Deus, que lê os corações, certamente não acolherá a oferenda posta sobre a pedra do altar. Portanto a justiça que Jesus exige para as pessoas estão alicerçadas no amor fraterno, cuja prática nos leva a evitar a mínima ofensa ao próximo. A reconciliação é uma das facetas desse amor.

(Francisco Ramos de Sousa Junior – Seminarista do 2º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. Reconheço o perdeu de Deus em Minha vida?

2. Procuro ser condescendente com os outros?

LEITURA ESPIRITUAL

Portanto, abandonemos os discursos vãos das multidões e as falsas doutrinas e retornemos ao ensinamento que nos foi transmitido desde o início.

Permanecendo sóbrios para a oração (1Pd 4,7), constantes no jejum, implorando nas nossas orações a Deus, que tudo vê, que não nos deixe cair em tentação (Mt 6,13), porque o Senhor disse: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,41) […].

Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e o próprio sumo sacerdote eterno, o Filho de Deus, Jesus Cristo (Hb 6,20; 7,13), vos edifique na fé e na verdade, em toda a mansidão, sem raiva, com paciência e magnanimidade, com tolerância e castidade. E eles te dão parte na herança dos seus santos (Policarpo de Esmirna, Carta aos Filipenses, 7,2 e 12,2).

AÇÃO

Leia e medite: “Senhor, Deus onipotente, eu te louvo, te abençoo e te glorifico por todos os seus benefícios.” (São Policarpo).

Bom dia para você e sua família!