Dt 26,16-19; Sl 118(119),1-2.4-5.7-8 (R. 1b); Mt 5,43-48

“BUSCAR O ESSENCIAL” É O QUE NOS LEVA A FOCAR, A CONCENTRAR-NOS NO AMOR.

“Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!” (Mt 5,44).

São Bernardo já dizia que “quem não avança, recua”, de modo que não se pode permanecer inerte na vida cristã. Não há estagnação na vida cristã. Estamos sempre em movimento.

Se pensamos que estamos parados, certamente estamos regredindo, daí o apelo da Quaresma para refletirmos sobre o andamento de nossa jornada e buscar o essencial.

Essa progressão se dá simplesmente ao buscar amar cada vez mais, como nos foi dito no evangelho. Afinal, “o que estamos fazendo de extraordinário?”

Esse é o convite: crescer cada vez mais no amor, ampliar “o espaço da nossa tenda” (Is 54,2), que é o nosso coração. Crescer na amizade social, no amor aos irmãos, mesmo diante de nossas fraquezas e limitações.

Portanto, abandonemos tudo aquilo que nos afasta do essencial e desafiemo-nos a amar cada vez mais.

(Sávio Daniel Oliveira Barros – Seminarista do 4º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. Como está meu caminho de fé, avançando ou retrocedendo?

2. O que entendo da frase “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”?

LEITURA ESPIRITUAL

O Senhor não faz exceção de homem algum quanto a amar ao próximo, demonstrando-o na parábola do homem que se viu quase morto, chamando de “próximo” aquele que foi misericordioso para com ele, a fim de que compreendêssemos que “próximo” é todo aquele a quem se deve prestar socorro se dele necessita. E quem duvida de que a ninguém se deve negar esse auxílio, se o Senhor diz: fazei bem aos que vos odeiam? (Santo Agostinho, De doctrina chistiana, 1,30).

AÇÃO

Para refletir: “Tenho alguém a quem preciso perdoar?”

Bom dia para você e sua família!