Jr 11,18-20; Sl 7,2-3.9bc-10.11-12 (R. 2a); Jo 7,40-53

O DISCIPULADO

“Assim, houve uma divisão no meio do povo por causa de Jesus” (Jo 7,43).

Essa não foi a primeira nem a última divisão em relação aos que aceitavam, ou não, Jesus Cristo como Messias. Contemplamos essa cisão, por exemplo, quando Jesus vai ao templo em Jerusalém (Jo 2,23) e também quando o testemunho de Jesus é questionado (Jo 8,13). O Catecismo da Igreja Católica nos diz (art. II, 436): “Cristo vem da tradução grega do termo hebraico “Messias”, que quer dizer “ungido”.” Jesus se revela o Ungido para muitos que o escutavam e eram tocados com suas pregações, porque as palavras d’Ele levam os seus interlocutores à uma reflexão sobre suas vidas e convicções. O Mestre convoca pessoas ao discipulado, o que necessita de um processo de aceitação da sua autoridade como Messias, pela fé, e um estado de prontidão ao serviço. Para os fariseus é difícil compreender o serviço, pois querem ser os mestres. Cabe a nós, hoje, decidirmos se seremos discípulos do Messias ou seremos nossos próprios mestres.

(Israel Henrique Pereira da Silva – Seminarista do 1º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)

REFLEXÃO

1. Quem é Jesus para mim?

2. De que forma assumo meu compromisso de discípulo(a)?

LEITURA ESPIRITUAL

A identidade cristã não é um documento que diz “eu sou cristão”, um bilhete de identidade: não. É um discipulado. Tu, se permaneceres no Senhor, na Palavra do Senhor, na vida do Senhor, serás um discípulo. Se não permaneceres, serás alguém que simpatiza com a doutrina, que segue Jesus como um homem que pratica tanta caridade, tão bom, com valores certos, mas é o discipulado a verdadeira identidade do cristão.

E será o discipulado que nos dará liberdade: o discípulo é um homem livre porque permanece no Senhor. E o que significa “permanecer no Senhor”? Deixar-se guiar pelo Espírito Santo. O discípulo deixa-se guiar pelo Espírito, por isso o discípulo é sempre um homem da tradição e da novidade, é um homem livre. Livre. Nunca sujeito a ideologias, a doutrinas dentro da vida cristã, doutrinas que podem ser discutidas… permanece no Senhor, é o Espírito que inspira. Quando cantamos ao Espírito, dizemos-lhe que ele é hóspede da alma (Hino Veni, Sancte Spiritus), que habita em nós. Mas isto, só se permanecermos no Senhor.

(Papa Francisco, Homilia: “Permanecer no Senhor”, em 1 de abril de 2020)

AÇÃO

Procurar assumir um compromisso de discípulo(a) na comunidade.

Bom dia para você e sua família!