Dn 13,41c-62; Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 4a); Jo 8,1-11

ERGUER-SE E RECOMEÇAR

“Então Jesus se levantou e disse: ‘Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” (Jo 8,10).

No evangelho de hoje vemos Jesus voltando para o Templo. Na primeira vez, Jesus trazia em suas mãos o chicote da justiça, mas hoje Ele demonstra a sua grande misericórdia.

É bem interessante os verbos INCLINAR e ERGUER, por três vezes Jesus realiza esses movimentos. ergue-se para “expulsar” os que se achavam donos da Verdade, e inclina-se para erguer a àquela que se encontrava no chão.

A Páscoa, que estamos nos aproximando, é justamente isso. Jesus inclina-se ao mais profundo da nossa realidade humana na morte de Cruz e ergue-se no Domingo da Ressurreição salvando a humanidade inteira do “apedrejamento” final.

(Edmundo Araújo da Silva – Seminarista do 4º ano de Teologia / Diocese de Parnaíba-PI)

REFLEXÃO

  1. Sou hábil em jugar os outros, mas não olhar meus próprios erros?
  2. O que a mensagem do Evangelho me ensina.

LEITURA ESPIRITUAL

Vede que resposta tão cheia de justiça, de mansidão e de verdade. Oh! verdadeira réplica de sabedoria! Ouvistes: “Cumpra-se a Lei e seja apedrejada a adúltera!” Mas como podem aqueles homens, também eles pecadores, cumprir a Lei e apedrejar a mulher? Olhe cada um para si mesmo, entre no interior de si, ponha-se em presença do tribunal do seu coração e da sua consciência, e ver-se-á obrigado a confessar-se pecador. Aquela pecadora deve sofrer o seu castigo, mas não das mãos de pecadores; a Lei deve ser executada, mas não pelos transgressores dela mesma. (Santo Agostinho, In Ioannis Evangelium, 33,5).

AÇÃO

Casualmente tenho alguma pessoa a quem devo perdoar?

Bom dia para você e sua família!