Ez 37,21-28; Sl Jr 31,10.11-12ab.13 (R. cf. 10d); Jo 11,45-56

RENUNCIAR A SI MESMO

“Se o deixarmos continuar agindo assim, todo o povo acreditará n’Ele” (Jo 11,48).

Diante da verdade temos duas decisões a serem tomadas: de acolhê-la ou repudiá-la; ou acolhemos, internalizamos e praticamos os ensinamentos de Jesus ou damos prioridades às nossas ideias, nosso egocentrismo. Contudo, mesmo que encontremos fortes argumentos e venhamos a escolher nosso egoísmo, a verdade e a bondade de Deus sempre prevalecerá. Por outro lado, mesmo que possamos ser acometidos por algo que não nos faz bem, nos faz sofrer, não desistamos, busquemos, nas entre linhas dos acontecimentos, a manifestação do bem que Deus pode nos trazer.

REFLEXÃO

  1. Tenho contribuído para a unidade da igreja de Cristo?
  2. Procuro colocar sempre a vontade de Deus à minha frente?

LEITURA ESPIRITUAL

Ao novo Povo de Deus todos os homens são chamados. Por isso, este Povo, permanecendo uno e único, deve estender-se a todo o mundo e por todos os séculos, para se cumprir o desígnio da vontade de Deus que, no princípio, criou uma só natureza humana e resolveu juntar em unidade todos os seus filhos que estavam dispersos (Jo 11,52). Foi para isto que Deus enviou o Seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas (Hb 1,2), para ser mestre, rei e sacerdote universal, cabeça do novo e universal Povo dos filhos de Deus. Para isto Deus enviou finalmente também o Espírito de Seu Filho, Senhor e fonte de vida, o qual é para toda a Igreja e para cada um dos crentes princípio de agregação e de unidade na doutrina e na comunhão dos Apóstolos, na fração do pão e na oração (At. 2,42).

(Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, n. 13)

AÇÃO

Leia e medite: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto” (Jo 12, 24-25). 

Bom dia para você e sua família!