At 4,13-21; Sl 117(118),1 e 14-15.16ab-18.19-21 (R. 21a); Mc 16,9-15

EVANGELIZAR

Repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado (Mc 16,14).

Nos deparamos na sociedade hodierna ainda com a realidade de incredulidade na ressurreição de Jesus, como no testemunho prático dos que vivem sua fé. Daí, a necessidade de que assumamos o compromisso de viver nossa fé de forma consistente respondendo ao mandato que recebemos do Senhor de anunciar o Evangelho a toda criatura. A força da ressurreição deve nos impulsionar para propagar a verdade da misericórdia de Deus que, por meio de Jesus Cristo, nos trouxe a salvação. Onde encontrarmos lugar que tem a semente da incredulidade podemos semear a fé, onde houver tristeza, que eu leve alegria, as trevas, que eu leve a luz, o ódio, que eu leve o amor.

REFLEXÃO

  1. Encontro situações que me desafiam a testemunhar minha fé?
  2. Me sinto bem acolhido(a) por assumir algum compromisso na Igreja?

LEITURA ESPIRITUAL

Com a vinda de Jesus Cristo Salvador, Deus quis que a Igreja por Ele fundada fosse o instrumento de salvação para toda a humanidade (At 17,30-31). Esta verdade de fé nada tira ao facto de a Igreja nutrir pelas religiões do mundo um sincero respeito, mas, ao mesmo tempo, exclui de forma radical a mentalidade indiferentista “imbuída de um relativismo religioso que leva a pensar que “tanto vale uma religião como outra””. Se é verdade que os adeptos das outras religiões podem receber a graça divina, também é verdade que objetivamente se encontram numa situação gravemente deficitária, se comparada com a daqueles que na Igreja têm a plenitude dos meios de salvação. Há que lembrar, todavia, “a todos os filhos da Igreja que a grandeza da sua condição não é para atribuir aos próprios méritos, mas a uma graça especial de Cristo; se não corresponderem a essa graça, por pensamentos, palavras e obras, em vez de se salvarem, incorrerão num juízo mais severo”. Compreende-se, portanto, que, em obediência ao mandato do Senhor (Mt 28,19-20) e como exigência do amor para com todos os homens, a Igreja “anuncia e tem o dever de anunciar constantemente a Cristo, que é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6), no qual os homens encontram a plenitude da vida religiosa e no qual Deus reconciliou todas as coisas consigo. (CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ DECLARAÇÃO “DOMINUS IESUS”, n. 22)

AÇÃO

Leia e medite: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15).

FELIZ PÁSCOA para você e sua família!