DOMINGO DA MISERICÓRDIA

At 4,32-35; Sl 117(118),2-4.16ab-18.22-24 (R. 1); 1Jo 5,1-6; Jo 20,19-31

AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS

Repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado (Mc 16,14).

No evangelho deste domingo podemos destacar três momentos importantes:

Primeiro, Jesus aparece vivo e ressuscitado e sopra o Espírito Santo que é a promessa do pai. O Espírito é o Ruah sopro de Deus ele vivifica a Igreja, e consola os corações.

Segundo, Jesus deseja a paz. Os discípulos estavam tristes pois achavam que o Senhor estava morto, hoje no tempo em vivemos muitas coisas nos tiram a paz, mas Jesus vem em nosso auxílio e nos traz a sua paz.

Terceiro, Jesus instituiu o sacramento da confissão: aqueles a quem perdoares os pecados serão perdoados. Santo Tomás de Aquino nos diz: “Assim como na vida corporal, quando alguém adoece e não encontra cura, pode perecer, da mesma maneira na vida espiritual, a pessoa fica debilitada pelo pecado. Logo, é imprescindível um remédio para restaurar a saúde espiritual. E essa cura é proporcionada através da graça concedida no sacramento da Penitência”.

O Sacramento da confissão é um remédio para nossa alma.

(Diácono João Paulo de Oliveira – Diocese de Joaçaba / Santa Catarina-PR)

REFLEXÃO

1. Como estou vivendo o sacramento da confissão?

2. Como estou buscando em Deus a paz?

LEITURA ESPIRITUAL

Hoje é celebrada a Festa da Misericórdia – Santa Faustina

Em suas revelações à Santa Faustina, Nosso Senhor destacou a importância da misericórdia Divina no plano de salvação da humanidade:

  •  “Diz que a misericórdia é o maior atributo de Deus. Todas as obras das Minhas mãos são coroadas pela misericórdia”.
  • “A Festa da Misericórdia será um refúgio para todas as almas”.
  • “Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Neste dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas. Nesse dia, estão abertas todas as comportas Divinas, pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como o escarlate”. (Diário de santa Faustina, 699)
  • “Estes raios defendem as almas da ira do Meu Pai. Feliz aquele que viver à sua sombra, porque não será atingido pelo braço da justiça de Deus. Desejo que o primeiro domingo depois da Páscoa seja a Festa da Misericórdia”. (Diário de Santa Faustina, 299)

AÇÃO

Hoje na Festa da Misericórdia reze às 15h rezar o terço da Misericórdia

FELIZ PÁSCOA para você e sua família!