At 8,1b-8; Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a (R. 1); Jo 6,35-40

QUEM CRÊ NO FILHO TEM A VIDA ETERNA

“Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 6,38).

Cristo nos ensina a confiar na providência divina, mostrando que Ele é a fonte de sustento espiritual, capaz de saciar a fome e a sede de nossas almas. Aquele que crê poderá saciar-se do ‘Pão da Vida’ (Jo 6,35), isto é, do próprio Cristo que se doa aos famintos, não só da fome física, mas também da existencial e espiritual… O Pão da Vida é a Palavra encarnada. Além de oferecer a si mesmo, Jesus ressalta que veio para cumprir a vontade do Pai (Jo 6,38), que é garantir a salvação daqueles que creem Nele. Ele promete não perder nenhum daqueles que o Pai lhe deu e ressuscitá-los no último dia, concedendo-lhes a vida eterna. O santo evangelho deste dia, irmãos e irmãs, ensina-nos a entregarmos nossa vida à Providência divina e também a renunciar nossas vontades para que a Vontade de Deus se realize em nós.

(Alisson da Silva Vasconcelos, Seminarista do 4º ano de Teologia / Diocese de Floriano-PI)

REFLEXÃO

1. Procuro fazer a vontade de Deus a partir dos acontecimentos do cotidiano?

2. Contribuo com o trabalho missionário em minha Igreja?

LEITURA ESPIRITUAL

Eles sabiam que tinham ficado satisfeitos com cinco pães, mas preferiram o maná do céu a esse outro alimento. Contudo, o Senhor disse que era muito superior a Moisés: nunca ousou prometer “alimento permanente, que dá a vida eterna”  (Jo 6,27). Consequentemente, Jesus prometeu algo mais do que Moisés. Isto prometia encher o estômago aqui na terra, embora com um alimento que perece; Jesus prometeu “alimento permanente”.

O verdadeiro pão é o que dá vida ao mundo. O maná era um símbolo deste alimento, e todas essas coisas – diz o Senhor aos judeus – eram sinais que se referiam a mim. Você se apegou aos sinais que se referiam a mim e me rejeita, que sou aquele a quem os sinais se referem. Portanto, não foi Moisés quem deu o pão do céu: foi Deus quem o deu (Jo 6,32). Agora, que pão? Talvez o maná? Não, não o maná, mas o pão do qual o maná era sinal, isto é, o próprio Senhor Jesus. Porque “o pão de Deus vem do céu e dá vida ao mundo” (Jo 6,33) (Agostinho, Comentário ao Evangelho de João).

AÇÃO

Leia e medite: “Como é bela nossa fé! Dá solução a todas as ansiedades, e aquieta o entendimento, e enche de esperança o coração” (Josemaria Escrivá, Caminho, n. 582).

Bom dia para você e sua família!