“DOMINGO DO BOM PASTOR” –  61º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

  • Iniciar com a saudação à Santíssima Trindade
  • Oração ao Espírito Santo: (fale ao Espírito Santo espontaneamente pedindo a iluminação Divina)
  • At 4,8-12: (fazer somente a leitura)
  • Sl 117(118),1.8-9.21-23.26.28cd.29 (R.22): (fazer somente a leitura)
  • 1 Jo 3, 1-2: (fazer somente a leitura)
  • Momento de silêncio
  • Refrão para aclamação ao Evangelho
  • Leitura do Evangelho breve – João 10,11-18
  • Reflexão em grupo, conforme os passos da Lectio, com a ajuda das perguntas:

01. LER O TEXTO

a) Quem faz o discurso do texto?

b) O que Jesus diz sobre si?

c) Quais as atitudes do Bom Pastor?

d) Qual a relação entre as ovelhas e o pastor?

– No fim, refrão: “Sou Bom Pastor ovelhas guardarei, não tenho outro oficio nem terei. Quantas vidas eu tiver, eu lhes darei.”

02. MEDITAR

O que texto diz para mim?

a) Jesus está vivo ele foi capaz de dar livremente a sua vida por cada um de nós. Qual a minha reação ao saber de tamanho atitude?

b) O adjetivo “bom” significa: belo, perfeito e pleno. Tenho dado a Jesus todas essas características na prática do dia a dia?

c) Ao celebrar a Ressurreição de Cristo, neste período Pascal, tenho observado nas santas celebrações da Missa o Seu sacrifício? Tenho, assim como Ele, sido capaz de me entregar ao serviço do Reino de Deus?

d) Jesus é a Pedra Angular, a pedra principal, como nos diz o salmo de hoje. Consigo observar ele como esta pedra em minha vida?

e) Nas minhas atitudes diárias tenho seguido e escutado a voz do Bom Pastor, Jesus Cristo, ou tenho dado ouvidos aos ladrões do corpo e da alma (vícios, pecados, rebeldias e tentações)?

03. ORAÇÃO

Faça seu agradecimento ao Senhor Jesus, vivo e ressuscitado, próximo e atencioso a você (pode ser em voz alta ou silenciosamente).

Neste dia somos convidados a rezar pelas vocações Sacerdotais e Religiosas, faça uma oração especial para que Deus confirme em sua bondade a vocação do Papa Francisco, do nosso Arcebispo Dom Juarez Marques, do nosso Pároco, dos diáconos e religiosos. Também peça pelos seminaristas e vocacionados para que não desanimem na caminhada.

04. CONTEMPLAÇÃO

Perante o que foi meditado na leitura, cada um assume, pessoalmente, um compromisso concreto.

No dia de hoje faça uma oração ou colabore diretamente com as vocações Sacerdotais e religiosas.

  • Leitura das preces
  • Pai-Nosso, Ave-Maria

Oração pelas Vocações: Senhor da Messe e Pastor do rebanho faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e pastor do rebanho chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder o SIM. Amém.

  • Benção
  • Canto final ou refrão meditativo.

LEITURA ESPIRITUAL – leitura complementar

SERMÕES: SANTO ANTONIO

SERMÃO SOBRE O BOM PASTOR (texto adaptado)

“Eu sou o bom pastor.” Com justiça, Cristo pode dizer: “Eu sou”, porque para ele nada é passado, nada é futuro, mas tudo é presente. De fato, diz no Apocalipse: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor Deus, que é, que era e que há de vir, o Onipotente” (Ap 1,8); e no Êxodo: “Eu sou. Assim dirás aos filhos de Israel: ‘Eu sou’ me manda a vós” (Ex 3,14). Portanto, muito bem se diz: “Eu sou o bom pastor”. Pastor deriva de pasco, pascis (apascentar, pastorear, nutrir), e Cristo nos nutre cada dia com sua carne e seu sangue no sacramento do altar.

Assim Jesus Cristo nos apascenta cada dia com os ensinamentos evangélicos e com os sacramentos da Igreja; reuniu-nos com seu braço, estendido sobre a cruz. Diz João: “Para unir num só corpo os filhos de Deus, que estavam dispersos” (Jo 11,52). “E os erguerá ao seu peito”, erguer-nos-á ao seio de sua misericórdia, como faz a mãe com o filho. Diz, de fato: Ele nos nutre com seu sangue, como com leite. No seio, ou sob o seio, foi ferido por nós pela lança no Monte Calvário, para oferecer-nos seu sangue, como a mãe oferece ao filho o leite; e nos carregou nos seus braços, estendidos sobre a cruz.

“O bom pastor, pois, dá a vida por suas ovelhas.” E destas diz Pedro no fim da epístola: “Éreis como ovelhas desagarradas, mas agora vos convertestes ao pastor e bispo de vossas almas” (1Pd 2,25). Que imensa a sua misericórdia! Proclama-o o introito da missa de hoje: “Da misericórdia do Senhor está cheia a terra!” “Da palavra do Senhor tiveram estabilidade os céus” (Sl 32,5-6), isto é, do Filho de Deus tiveram estabilidade os apóstolos e os homens apostólicos, para não serem como ovelhas errantes, mas permanecerem sempre sob a vara do pastor e bispo das almas.

“Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem. Como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha alma (vida) por minhas ovelhas” (Jo 10,14-15). À iniquidade do falso pastor opõe o comportamento do pastor verdadeiro. Eu sou o pastor bom, diferente do ladrão e do mercenário; e conheço as minhas ovelhas, que estão marcadas pelo meu caráter. Estas ovelhas têm “o nome do pastor e o nome de seu Pai escrito em sua fronte” (Ap 14,1).

Irmãos caríssimos, peçamos ao Senhor nosso Jesus Cristo que conceda ao pastor de sua Igreja a graça de apascentar como convém o rebanho dos fiéis e, no fim, mereça chegar a ele, que é a eterna pastagem dos santos. Conceda-o aquele que é bendito nos séculos dos séculos. Amém.

Organização:

Pe. William Santos Vasconcelos

Israel Henrique Pereira da Silva – Seminarista do 1º de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI