At 13,44-52; Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 3cd); Jo 14,7-14

O AMOR MANIFESTADO NAS AÇÕES CONCRETAS

“Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9).

Filipe, um dos discípulos do Senhor, o questiona, como questionaria um homem de nossos dias, tão acostumado com respostas prontas tendo por muletas a ciência limitada. Mas do que manifestar a curiosidade, Filipe clama pelo segredo que todos queremos desvendar “quem é o Pai?”. Cristo responde enfaticamente “quem me viu, viu o Pai!”. Deus não cabe na nossa cabeça, não pode ser captado por nossos sentidos. Mas pode ser compreendido em Jesus Cristo em sua Palavra e no Espírito Santo. Mais do que entender e satisfazer nossos sentidos com eventos sobrenaturais ou grandes milagres da Providência Divina, Jesus quer que vivamos em Deus. Ele é mistério. Não se compreende o mistério, se acredita e se vive. Depois de crer e viver, aí sim verás e farás as obras que o Senhor faz.

(Jefferson Alves Morais – Seminarista do 4º ano de Teologia/ Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. Quem é Deus para mim? Vingativo, castigador, punidor?

2. Consigo ver nas ações de Jesus a presença de um Deus acolhedor e misericordioso?

LEITURA ESPIRITUAL

No meio das trevas da vida presente, as Escrituras tornaram-se a luz para o nosso caminho. É por isso que Pedro diz: “Faz bem em prestar atenção a ela, como a uma lâmpada que brilha em lugar escuro” (2 Pd 1,19). E, por sua vez, o salmista diz: “A tua palavra é lâmpada para os meus passos, luz para o meu caminho” (Sl 118, 105).

Sabemos, porém, que esta mesma lâmpada é escura para nós se a Verdade não a fizer brilhar nas nossas almas. É por isso que o salmista ainda diz: “Tu, Senhor, és a minha lâmpada, o meu Deus que ilumina as minhas trevas” (Sl 18,29). Para que serve uma luz que queima e não ilumina? Mas a luz criada não brilha para nós se não for iluminada pela luz incriada. Ora, o Deus omnipotente, que criou as palavras de ambos os Testamentos para a nossa salvação, é ele próprio o intérprete (Gregório Magno, Homilias sobre Ezequiel, 1,7,17).

AÇÃO

Leia e medite: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 24,4a).

Bom dia para você e sua família!