SÃO TOMÉ, APÓSTOLO

“ACREDITAR SEM VER, CONFIAR SEM ENTENDER.”

LER

João 20,24-29

MEDITAR

“Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” (Jo 20,29).

Hoje somos convidados a refletir sobre a fé e o encontro pessoal com o Cristo ressuscitado. Temos necessidade de provas concretas, mas Jesus nos convida a ir mais além. Assim, inspirados na leitura de hoje possamos nos dá conta das nossas dúvidas e incertezas e confiarmos em Deus. O Evangelho nos inspire a buscar um encontro mais profundo com Cristo, a abraçar nossas dúvidas como parte de nossa jornada de fé, e a confiar plenamente na presença e no amor de Deus em nossas vidas. Procuremos alicerçar nossa fé por meio da Palavra, oração pessoal e a Eucaristia.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual do Seminário de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. Em quais momentos percebo que vacilo na fé em Jesus Cristo?

2.  O que me diz a resposta de Jesus a Tomé: “Bem-aventurados os que não viram e creram”?

CONTEMPLAR

Faça um momento de meditação com o refrão: “É melhor crer no que é verdadeiro, ainda que não possa ser visto, do que pensar que aquilo que vemos é verdadeiro quando é falso” (Santo Agostinho).

COMPROMISSO

Quais passos assumo para aprofundar a minha fé? Escreva no seu diário espiritual.

LEITURA ESPIRITUAL

A fé e a busca de Deus

A luz da fé em Jesus ilumina também o caminho de todos aqueles que procuram a Deus e oferece a contribuição própria do cristianismo para o diálogo com os seguidores das diferentes religiões. A Carta aos Hebreus fala-nos do testemunho dos justos que, antes da Aliança com Abraão, já procuravam a Deus com fé; lá se diz, a propósito de Henoc, que “tinha agradado a Deus”, sendo isso impossível sem a fé, porque “quem se aproxima de Deus tem de acreditar que Ele existe e recompensa aqueles que O procuram” (Hb 11,5.6). Deste modo, é possível compreender que o caminho do homem religioso passa pela confissão de um Deus que cuida dele e que Se pode encontrar. Que outra recompensa poderia Deus oferecer àqueles que O buscam, senão deixar-Se encontrar a Si mesmo? Ainda antes de Henoc, encontramos a figura de Abel, de quem se louva igualmente a fé, em virtude da qual foram agradáveis a Deus os seus dons, a oferenda dos primogênitos dos seus rebanhos (Hb 11,4). O homem religioso procura reconhecer os sinais de Deus nas experiências diárias da sua vida, no ciclo das estações, na fecundidade da terra e em todo o movimento do universo. Deus é luminoso, podendo ser encontrado também por aqueles que O buscam de coração sincero. (Papa Francisco, Lumen Fidei, n. 35).

Bom dia para você e sua família!