SÃO PIO X
“O VALOR DA VIDA ESTÁ NA GRAÇA, NÃO NO TEMPO DE SERVIÇO.”
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
LER
Mateus 20,1-16a
MEDITAR
“Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou.” (Mt 20,6.7)
A afirmação, ‘Porque ninguém nos contratou,’ reflete uma realidade frequente: muitas vezes, o que nos falta não é capacidade, mas oportunidade. Podemos nos sentir assim quando não somos chamados a participar, talvez porque outros centralizam as responsabilidades em si mesmos. Em outras ocasiões, somos nós que, por desculpas, não nos dispomos a servir. E há ainda momentos em que somos nós quem falhamos em oferecer oportunidades a outras pessoas. Que possamos aprender do Senhor a importância de convidar os outros a compartilhar seus dons e capacidades conosco, promovendo um ambiente de crescimento e colaboração.
(Pe. William Santos Vasconcelos – diretor espiritual do seminário de teologia)
REFLEXÃO
- Tenho me sentido invisível, não porque não tenho algo a oferecer, mas porque não fui convidado(a)?
- Procuro convidar as pessoas para compartilharem comigo da missão que recebi?
CONTEMPLAR
“Nada é mais frio do que um cristão que não se preocupa com a salvação dos outros.” (São João Crisóstomo).
COMPROMISSO
Respondo com ação e generosidade às oportunidades de servir, amar e construir um mundo mais justo e compassivo.? (Escreva no seu diário espiritual)
LEITURA ESPIRITUAL
Tudo o que temos, na alma e no corpo, todos os bens que possuímos, internos e externos, naturais e sobrenaturais, todos são benefícios vossos, e outras tantas provas de vossa bondade, liberalidade e munificência, que de vós todos os bens recebemos. E ainda que este receba mais e outro menos, tudo é vosso, e sem vós ninguém pode alcançar a menor coisa. E aquele que recebeu mais não pode gloriar-se de seu merecimento, nem se elevar acima dos outros, nem desprezar o menor; porque só é maior e melhor aquele que menos atribui a si, e é mais humilde e fervoroso em vos agradecer. E quem se considera mais vil e se julga o mais indigno de todos é o mais apto para receber maiores dons. O que, porém, recebeu menos não deve afligir-se, nem se queixar, nem ter inveja do mais rico; olhará, ao contrário, para vós e louvará vossa bondade, que tão copiosa e liberalmente prodigalizais vossas dádivas, sem acepção de pessoas. De vós nos vêm todas as coisas; por todas, pois, deveis ser louvado. Vós sabeis o que é conveniente dar a cada um, e não nos pertence indagar por que este tem menos, aquele mais; só vós podeis avaliar os merecimentos de cada um. (Tomás de Kempis, De imitatione Christi, 3,22,2-3).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.