SANTOS ANDRÉ DE SOVERAL E AMBRÓSIO FRANCISCO FERRO, PRESBÍTEROS, MATEUS MOREIRA E COMPANHEIROS, MÁRTIRES, MEMÓRIA
“IDE E ANUNCIAI A BOA NOVA”
LER
Lucas 10,1-12
“Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos” (Lc 10,3).
Jesus hoje, nos convida a refletir sobre nossa responsabilidade missionária. Todos nós, como discípulos de Cristo, somos chamados a anunciar o Reino em nossas vidas diárias — seja na família, no trabalho, ou na comunidade. Por outro lado, a missão dos setenta e dois discípulos não era apenas uma tarefa a ser cumprida, mas um caminho de transformação pessoal.
Devemos levar a mensagem de paz e confiar plenamente na providência de Deus, desapegando-nos de nossas seguranças materiais e colocando-nos a serviço dos outros.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual)
MEDITAR
1. Procuro viver meu discipulado como uma entrega radical?
2. Como encontrar paz interior em meio às adversidades da vida?
CONTEMPLAR
Silencie sua mente e seu coração. Permita que a Palavra de Deus ressoe dentro de você sem a necessidade de palavras ou pensamentos elaborados.
COMPROMISSO
Como posso viver com mais confiança, simplicidade e paz? (Escreva no seu diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
[…] Falando de identidade, Jesus disse aos judeus que tinham acreditado: «Se permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos» (Jo 8,31). Ele volta a esta palavra tão querida ao Senhor que a repetirá muitas vezes, e também na ceia: permanecer. «Permanecei em mim». Permanecei no Senhor. Ele não diz: «Estudai bem, aprendei bem as argumentações»: ele considera isto como garantido. Mas ele focaliza o mais importante, que é mais perigoso para a vida, se não for feito: permanecer. «Permanecei na minha palavra» (Jo 8,31). E aqueles que permanecerem na palavra de Jesus têm a mesma identidade cristã. E qual é? «Sois verdadeiramente meus discípulos» (Jo 8,31). A identidade cristã não é um documento que diz «eu sou cristão», um bilhete de identidade: não. É um discipulado. Tu, se permaneceres no Senhor, na Palavra do Senhor, na vida do Senhor, serás um discípulo. Se não permaneceres, serás alguém que simpatiza com a doutrina, que segue Jesus como um homem que pratica tanta caridade, tão bom, com valores certos, mas é o discipulado a verdadeira identidade do cristão.
E será o discipulado que nos dará liberdade: o discípulo é um homem livre porque permanece no Senhor. E o que significa «permanecer no Senhor»? Deixar-se guiar pelo Espírito Santo. O discípulo deixa-se guiar pelo Espírito, por isso o discípulo é sempre um homem da tradição e da novidade, é um homem livre. Livre. Nunca sujeito a ideologias, a doutrinas dentro da vida cristã, doutrinas que podem ser discutidas… permanece no Senhor, é o Espírito que inspira. Quando cantamos ao Espírito, dizemos-lhe que ele é hóspede da alma (Hino Veni, Sancte Spiritus), que habita em nós. Mas isto, só se permanecermos no Senhor.
(Papa Francisco, Homilia: “Permanecer no Senhor”. Quarta-feira, 1 de abril de 2020).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.