“CONSOLIDAR AS PALAVRAS E AÇÕES NO CONCRETO DA VIDA”

LER

Lucas 11,47-54

Serão pedidas contas do sangue dos profetas.” (Lc 11,50).

As Palavras de Jesus exigem de nós uma constante autoavaliação e um esforço para viver de maneira autêntica, não apenas de acordo com o que se espera socialmente, mas em sintonia com os princípios mais profundos de bondade, justiça e amor. Aproveitemos desses ensinamentos e coloquemos em prática no nosso cotidiano refletindo sobre nossa coerência moral, nosso compromisso com a verdade e justiça, e a maneira como vivemos nossa fé ou nossos valores.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual)

MEDITAR

1. Estou sendo autêntico nas minhas ações, ou apenas seguindo convenções sociais/religiosas sem refletir sobre meu comportamento?

2. Sou alguém que facilita a vida e o crescimento dos outros, ou imponho barreiras que dificultam o acesso à verdade, à liberdade e ao desenvolvimento?

CONTEMPLAR

Após meditar e orar, silencie o coração. Sinta a paz de estar na presença de Deus, permitindo que Ele trabalhe no seu interior.

COPROMISSO

Como posso transformar meu interior, para que minhas palavras e ações estejam sempre em harmonia com o que acredito ser o bem?  (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Estes foram, e muitos mais sobre estes, os ensinamentos que Inácio, no caminho, encontrou suas obras, bem como um sol que nasce do Oriente e corre para o Ocidente. E até mesmo Inácio pode ser considerado mais brilhante do que ele mesmo sol, porque corria do alto trazendo luz mas Inácio brilhou de baixo, infundindo no almas luz inteligível. O primeiro, por outro lado, ao alcançar as partes do Ocidente, esconde-se e traz-nos de uma só vez a noite; mas quando ele chegou às partes do Oeste, ele Subiu de lá mais esplendoroso depois de ter feito os maiores benefícios a todos aqueles que anteriormente haviam encontrado em seu caminho. E assim que ele entrou na cidade de Roma também a ele ele ensinou uma filosofia divina. Pois tal foi o fim para o qual Deus permitiu que houvesse Inácio deveria acabar com sua vida, ou seja, que sua morte pudesse ser um escola de religião para todos os que moravam em Roma (João Crisóstomo, “Panegírico em homenagem a São Paulo. Ignacio”, in Padres apostólicos, Biblioteca de Christian Authors, Madrid 21968, p. 626).

Bom dia para você e sua família!