“VIVER É ESCOLHER, ASSUMIR RESPONSABILIDADES E DAR SENTIDO À EXISTÊNCIA”

LER

Lucas 12,39-48

A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lc 12,48).

Jesus nos chama a refletir sobre o significado e a importância de estarmos no mundo. Ele nos desafia a reconhecer que, ao recebermos dons, seja talento, conhecimento, posição social ou capacidades emocionais, somos também chamados a uma resposta ativa, bem como os frutos em abundância. A vida nos apresenta demandas que exigem de nós não apenas um cuidado consigo, mas também uma atitude de serviço ao próximo e ao mundo cuidando da natureza que Deus criou.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).

MEDITAR

1. Quais são os dons e responsabilidades que Deus me confiou?

2. Como estou administrando esses dons recebidos por Deus?

CONTEMPLAR

Feche os olhos e medite a frase: A frase “muito será exigido” me lembra que devo agir de forma justa, comprometida e fiel com minhas responsabilidades.

COPROMISSO

Como posso ter um compromisso e viver de forma plena, buscando propósito, significado com responsabilidade?  (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

 São estes, sem dúvida alguma, os pedidos que havemos de fazer a Deus nas nossas orações, para nós, para os nossos parentes, para os estranhos e até para os inimigos. Nada obsta, de facto, que no coração de quem ora brotem intenções particulares por esta ou aquela pessoa, segundo as necessidades e os diversos graus de parentesco ou de amizade.

Aqui tens uma explicação suficiente, quanto me parece, não só sobre o modo como deves orar mas também sobre o que deves pedir na oração. Não sou eu quem to ensina, mas Aquele que Se dignou ensinar-nos a todos.

Temos de buscar a vida bem-aventurada, temos de a pedir a Deus Nosso Senhor. Em que consiste a vida bem-aventurada? São muitos os que têm discutido sobre ela e são numerosas as sentenças. Nós não precisamos de recorrer a muitos autores nem a tantas opiniões. Encontramos na Sagrada Escritura a resposta breve e verdadeira: Feliz o povo cujo Deus é o Senhor. Para poder formar parte deste povo e chegar a ver o Senhor e viver eternamente com Ele, recordemos que o fim dos mandamentos é promover a caridade, que procede de um coração puro, de uma consciência reta e de uma fé sincera.

Nestas três virtudes, a «consciência reta» tem o lugar da «esperança». Portanto, a fé, a esperança e a caridade levam a Deus aquele que ora; isto é, aquele que crê, espera e ama, e considera atentamente a oração do Senhor, encontra nela tudo o que deve pedir a Deus.

(Da Carta de Santo Agostinho, bispo, a Proba, Liturgia da Horas).

Bom dia para você e sua família!