SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO, religioso, memória

“RECONCILIA-TE COM O TEU IRMÃO…”

LER

Lucas 12,54-59

“Hipócritas! Sabeis avaliar o aspecto da terra e do céu e não sabeis avaliar o tempo presente?” (Lc 12, 56).

No Evangelho de hoje, Jesus nos faz uma dura crítica: por que as pessoas conseguem entender o tempo e os sinais da natureza, mas não compreendem o tempo de Deus em suas vidas? A exortação à reconciliação é forte e prática: devemos buscar a paz com nossos “adversários” enquanto há tempo. O cristão é chamado ser a luz de Cristo dentro da comunidade, dando testemunho de vida e atitudes concretas e como disse certa vez São Francisco de Assis: se for necessário, use palavras.

(Giovanni Monte de Carvalho– Seminarista do 2º ano de Filosofia/ Diocese de Campo Maior-PI).

MEDITAR

1.Conseguimos olhar para nossas atitudes e para o tempo presente, discernindo a vontade de Deus? 2. Usamos de misericórdia para os outros, assim como queremos que os outros usem para conosco?

CONTEMPLAR

Peçamos ao Senhor a graça de trabalharmos em nós a misericórdia. Misericórdia para nós e misericórdia acima de tudo para os outros.

COMPROMISSO

Reconciliemo-nos com nossos irmãos que estamos indiferentes.(Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Bem-aventurado aquele que compreende o que seja amar a Jesus e desprezar-se a si por amor de Jesus. Por esse amor deves deixar qualquer outro, pois Jesus quer ser amado acima de tudo. O amor da criatura é enganoso e inconstante; o amor de Jesus é fiel e inabalável. Apegado à criatura, cairás com ela, que é instável; abraçado com Jesus, estarás firme para sempre. A Ele ama e guarda como amigo que não te desamparará, quando todos te abandonarem, nem consentirá que pereças na hora suprema. De todos te hás de separar um dia, quer queiras, quer não. Conchega-te a Jesus na vida e na morte; entrega-te à sua fidelidade, que só Ele te pode socorrer, quando todos te faltarem. Teu Amado é de tal natureza, que não admite rival: Ele só quer possuir teu coração e nele reinar como rei em seu trono. Se souberes desprender-te de toda criatura, Jesus acharia prazer em morar contigo. Quando confiares nos homens, fora de Jesus, verás que estás perdido. Não te fies nem te firmes na cana movediça: porque toda a carne é feno, e toda a sua glória fenece como a flor do campo (Is 40,6). Facilmente serás enganado, se só olhares para as aparências dos homens. Se procuras alívio e proveito nos outros, quase sempre terás prejuízo. Procura a Jesus em todas as coisas, e Jesus acharás. Se te buscas a ti mesmo, também te acharás, mas para a tua ruína. Pois o homem que não busca a Jesus é mais nocivo a si mesmo que todo o mundo e seus inimigos todos. (Capítulo 7, livro II, Imitação de Cristo: Do amor de Jesus sobre todas as coisas).

Bom dia para você e sua família!