SANTA JOANA FRANCISCA DE CHANTAL, RELIGIOSA

Dt 6,4-13; Sl 17,2-4.47.51; Mt 17,14-20

 Mt 17,20

“Se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de um grão de mostarda, poderiam dizer a este monte: ‘Saia daqui e vá para lá, e ele iria”.

No Evangelho de hoje Jesus exorta os Apóstolos, por eles não conseguiram libertar um menino atormentado pelo demônio, uma vez que, tinham uma fé demasiadamente pequena.

Essa Palavra se dirige a nós, hoje, uma vez que, precisamos pedir ao Senhor que aumente a nossa fé cotidianamente. Do contrário, não conseguiremos evangelizar nem a nós mesmos, que dirá, as pessoas nesse mundo repleto de egoísmo, violência e vazio existencial. Necessitamos, portanto, crescer em intimidade com Jesus, renovar o nosso encontro pessoal com ele, na Sagrada Escritura, na oração diária, especialmente na Santa Missa, onde ele se dá por inteiro nas espécies do Pão e do Vinho, verdadeiramente Corpo e Sangue de Cristo. “Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo.” (BENTO XVI, DEUS CARITAS EST, N.1).

(Odair Marques Bezerra – Seminarista do 4° de Teologia / Diocese de Oeiras-PI).

 

LEITURA ESPIRITUAL

Uma fé do tamanho de um grão de mostarda é capaz de transportar montanhas, ensina-nos o Senhor. Peçamos muitas vezes.ao longo do dia de hoje, essa fé que se traduz depois em abundância de meios sobrenaturais e humanos. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Diante dela caem as montanhas, os obstáculos mais formidáveis que possamos encontrar no caminho, porque o nosso Deus não perde batalhas. Caminhai, pois em nome de Deus, com alegria e segurança no nome do Senhor. Sem pessimismos! Se surgem dificuldades, surge também em maior abundância a graça de Deus; se surgem dificuldades, o céu envia mais graça de Deus; se surgem dificuldades, chega-nos muita graça de Deus. A ajuda divina é proporcional aos obstáculos que o mundo e o demônio podem opor ao trabalho apostólico. Por isso, atrever-me-ia até a dizer que convém que haja dificuldades, porque desse modo teremos mais ajuda de Deus: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça (Rm 5,20). (FERNANDEZ-CARVAJAL, Francisco. Falar com Deus – meditações para cada dia do ano. São Paulo: Quadrante. 2005. Vol. 4 pág. 275)

 AÇÃO

Viva a palavra: “Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração.” (Mt 21,22).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos