“VIVER COM OUSADIA”
LER
Marcos 1,14-20
“Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens” (Mc 1,17).
O convite de Jesus é uma provocação que transforma toda a vida de quem O escuta. É uma proposta, que antes de tudo, nos desafia a deixar nossas “redes”: nosso acomodamento, nossas zonas de conforto. Assim como os primeiros discípulos foram ousados ao aceitar o convite de Jesus, que procuremos encontrar um novo propósito e percorrer um caminho de serviço e caridade.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).
MEDITAR
- Estou disposto(a) para responder ao chamado de Deus com a mesma disposição?
- Quais são as “redes” que estou lançando?
CONTEMPLAR
Faça um momento de silêncio e medite o versículo seguinte: “Eu farei de vocês pescadores de homens” (v.17).
COMPROMISSO
Como posso responder ao chamado de Jesus em minha vida? (Escreva no seu diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
A mensagem de Jesus opõe-se a tudo isto, convidando-nos a reconhecer a nossa necessidade de Deus e da sua graça; a ter uma atitude equilibrada em relação aos bens terrenos; a sermos acolhedores e humildes para com todos; a conhecer-nos e a realizar-nos no encontro e no serviço aos outros. Para cada um de nós, o tempo em que podemos acolher a redenção é breve: é a duração da nossa vida neste mundo. É breve! Talvez pareça longo… Lembro-me que fui administrar os Sacramentos, a Unção dos enfermos a um idoso muito bom, muito bondoso, e naquele momento, antes de receber a Eucaristia e a Unção dos enfermos, disse-me esta frase: “A minha vida passou voando”, como se dissesse: acreditei que era eterna, mas… “a minha vida passou voando”. É assim que nós, idosos, sentimos que a vida voa. Acaba! E a vida é um dom do amor infinito de Deus, mas é também um tempo de verificação do nosso amor por Ele. Portanto, cada momento, cada instante da nossa existência é um tempo precioso para amar a Deus e para amar o próximo, e assim entrar na vida eterna.
A história da nossa vida segue dois ritmos: um é mensurável, constituído por horas, dias e anos; o outro é composto pelas fases do nosso desenvolvimento: nascimento, infância, adolescência, maturidade, velhice e morte. Cada vez, cada fase tem o seu valor e pode ser um momento privilegiado de encontro com o Senhor. A fé ajuda-nos a descobrir o significado espiritual destes tempos: cada um deles contém uma particular chamada do Senhor, à qual podemos dar uma resposta positiva ou negativa. No Evangelho vemos como Simão, André, Tiago e João responderam: eram homens maduros, tinham o seu trabalho de pescadores, tinham uma vida familiar… No entanto, quando Jesus passou e os chamou, «eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no» (Mc 1, 18).
(Papa Francisco, Angelus, 24/01/2021).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.