Dt 31,1-8; Sl (Dt) 32,3-4a.7-9.12; Mt 18,1-5.10.12-14

LEITURA Mt 18,1
“Quem é o maior no Reino dos céus?” No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que para ser grande é preciso tornar-se pequeno. Se nós queremos segui-lo, devemos esvaziar-nos de nós mesmos, de nossas vontades, egoísmo, orgulho, vaidades, arrogâncias.
A mesma arrogância que cresceu no coração dos discípulos do Mestre, não pode também está no nosso coração. Não podemos nos preocupar em sermos os maiores. Qual cargo ou posição precisamos ocupar. No Reino dos Céus, as coisas são diferentes. É preciso se tornar pequenino como uma criança.
Deus tem um olhar de cuidado e predileção pelos mais simples.
Que Deus nos dê a graça de um coração capaz de compreender que as portas da Eternidade “estão fabricadas à proporção dos que hão de entrar por elas” (Pe. Antônio Vieira) e para entramos, precisamos ser pequenos. “Aquele que entre todos vós fordes o menor, esse é o maior”.

(José Jarbas de Mesquita Sousa – Seminarista do 4° de Teologia / Diocese de Parnaíba-PI).

REFLEXÃO
1) Estamos sempre querendo nos sobrepor aos outros?
2) Como nos sentimos diante da exigência do Evangelho: “precisamos ser “pequenos”?

LEITURA ESPIRITUAL
O Senhor não mandou aos apóstolos que tivessem a idade dos meninos, mas que tivessem inocência e que obtivessem por seus esforços o que aqueles possuíam por seus anos, de maneira que fossem maninos na malícia, mas não na sabedoria (1Vor 14). É como se dissesse “assim como este menino que vos proponho como exemplo não é tenaz na cólera, esquece o mal que se lhe tenha feito, não se deleita em ver uma mulher bonita,, não pensa uma coisa e diz outra; desta maneira, vós, se não tiveres essa inocência e essa pureza de alma, não podereis entrar no Reino dos Céus (São Jerônimo). (CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 1: Evangelho de São Mateus, 2018. pág. 568).

AÇÃO
Viva a palavra: “A sabedoria mora com os humildes.” (Provérbios 11,2).

Bom dia para você e sua família!
Pe. William Santos Vasconcelos