ASSUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA – SOLENIDADE 

Ap 11,19a;12,1.3-6a.10ab; Sl 44,10bc.11.11ab.16; 1Cor 15,20-27a; Lc 1,39-26

Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de bem-aventurada.” (Lc 1,48).

Na solenidade da Assunção, o Evangelho proclama Maria como aquela que é “bem-aventurada”.  Deus a fez grandiosa porque ao escutar o convite para ser a mãe do seu Filho, ela tornou-se totalmente, de corpo e alma e para sempre a morada do Senhor. Dessa forma, olhar para Maria nos faz entender que Deus nos convida não somente para que a admiremos ou veneremos sua pessoa, mas também nos indica o caminho da vida e nos mostra como podemos tornar-nos bem-aventurados, isto é, como podemos encontrar a verdadeira da felicidade. Como Maria nos coloquemos disponíveis para o Senhor agir em nossa vida e também nos tornemos mediadores de sua ação no mundo, levando a paz, a harmonia, a solidariedade.

REFLEXÃO

  1. Você se sente lembrado(a) por Deus?
  2. O que pode fazer de você uma pessoa bem-aventurada?

 

LEITURA ESPIRITUAL

[…] corra ao encontro da Mãe de Deus. E enquanto agora resplandeceis por atos e palavras, e resplandeceis em toda parte graças à beleza da virtude, que o próprio Cristo vos reúna e ao mesmo tempo vos receba no banquete místico. E ele o mostra claramente com o fato de que hoje ele transfere sua mãe sempre virgem, de cujo ventre, e mesmo sendo Deus, ele assumiu arcanamente nossa forma, de lugares terrestres como rainha de nossa natureza, deixando o poder do mistério sem anunciar, embora não totalmente incomunicável.

De fato, ela nasceu e, no entanto, tinha uma condição extraordinária. Ela que buscou a vida, sobe para uma jornada de vida nova e se muda para o lugar incorruptível, o começo da vida (Andrés de Creta).

.

 

AÇÃO

Viva a palavra: “O Senhor olhou para a humildade da sua serva.”  (Lc 1,48).

Bom domingo para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos