NOSSA SENHORA RAINHA, MEMÓRIA

Is 9,1-6; Sl 112,1-8; Lc 1,26-38

“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38).

O Evangelho de hoje, Maria é aquela que deu seu sim para os projetos de Deus. Ao seu Deus e Senhor disse sim, quando o Anjo anunciou que ela será a mãe do Salvador. Maria, que desde o ventre de sua mãe Ana, foi agraciada por Deus e preservada do pecado, para ser a mãe do Salvador. Maria, ao aceitar ser mãe do Filho de Deus, exclamou: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!”. Maria nos mostra sua humildade, reconhecendo sua pequenez diante de tamanha graça recebida em sua vida. É o reconhecimento de que Deus é o único Senhor de sua vida, por isso quis se fazer serva para cumprir a vontade divina. Maria, também, é considerada pela Igreja com o título de Rainha por participação direta na realeza de Cristo, acompanhando-o em toda a sua trajetória neste mundo. Que a exemplo de Maria, Rainha, possamos também nos colocar como servos do Senhor, para que a vontade de Deus seja cumprida em nossas vidas e na vida de nossos irmãos, e, assim, juntos participemos do Reino de Cristo.

(Davi Silva Ferreira Batista – Seminarista do 4º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)

REFLEXÃO

  1. Qual a sua abertura para fazer a vontade de Deus?
  2. Você se sente pleno(a) da Graça de Deus?

 LEITURA ESPIRITUAL

O anjo que anunciou os mistérios, para trazer a fé através de algum exemplo, anunciou à Virgem Maria a maternidade de uma mulher estéril e já avançada em anos, manifestando assim que Deus pode fazer o que quiser.

Desde que Maria soube disso, não por falta de fé na profecia, não por incerteza quanto ao anúncio, não por dúvida sobre o exemplo indicado pelo anjo, mas com a alegria de seu desejo, como quem cumpre uma piedosa o dever, apressando-se para a alegria, dirigiu-se para as montanhas.

Considere a precisão e a exatidão de cada uma das palavras: Isabel foi a primeira a ouvir a voz, mas João foi o primeiro a experimentar a graça, porque Isabel ouviu de acordo com as faculdades da natureza, mas João, por outro lado, ficou feliz em causa do mistério Isabel sentiu a proximidade de Maria, João do Senhor; a mulher ouviu a saudação da mulher, o filho sentiu a presença do Filho; eles proclamam a graça; eles, vivendo-o internamente, conseguem fazer com que suas mães aproveitem esse dom a tal ponto que, com um duplo milagre, ambos começam a profetizar inspirados por seus próprios filhos. A criança saltou de alegria e a mãe ficou cheia do Espírito Santo (Ambrósio de Milão, Exposição sobre o Evangelho segundo Lucas 2,19-22).

.

 AÇÃO

Viva a palavra: “Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!” (Sl 112,2)

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos