SÃO PIO DE PIETRELCINA
“OUVIR E PRATICAR A PALAVRA TRANSFORMA A VIDA”
LER
Lucas 8,19-21
“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática” (Lc 8,21).
Jesus no faz entender que a Palavra de Deus é um convite à transformação interior, que se reflete nas ações diárias. Aqueles que a ouvem e a colocam em prática não apenas se conectam com a espiritualidade, mas também com o amor e o serviço ao próximo. Em nossa vida cotidiana, é através dessas ações concretas que demonstramos nossa fé. A verdadeira adesão à Palavra de Deus vai além das palavras, encontrando expressão nas atitudes de compaixão, justiça e cuidado com os outros. A prática da fé nos torna mais humanos, mais sensíveis às necessidades do mundo ao nosso redor.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor Espiritual).
MEDITAR
- Como posso viver a Palavra de Deus de forma prática no meu dia a dia?
- O que significa para mim ouvir a Palavra e colocá-la em ação, especialmente em situações difíceis?
COMPROMISSO
Procure agir com mais amor e compaixão, colocando a Palavra de Deus em prática nas minhas atitudes. (escreva no seu Diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
Certo: no estado definitivo não viveremos isolados, mas em uma comunhão festiva e gratificante. Uma comunhão extraordinária e singular, antes de tudo com o Pai, o Filho e o Espírito, e depois com a multidão dos santos, com a comunidade dos salvos, com a gratificante companhia da humanidade de todos os tempos.
É fácil que o “grau de complacência” e “gratificação” nessa gozosa comunhão dependa do grau de “propensão fraterna” que tivermos cultivado e promovido aqui, nesta terra. A comunidade escatológica, com suas promessas de felicidade, sustenta o empenho pela realização, aqui embaixo, da vida fraterna, com suas fadigas e desilusões.
Por sua vez, uma fraternidade que cresce na escuridão cotidiana se torna um raio de luz que prenuncia a luz solar da fraternidade definitiva, gozosa e fonte de felicidade. Com sua constância na fadiga da construção, prenuncia a grandeza do prêmio e a força de atração da meta. Com seu característico “quão belo é que os irmãos vivam unidos!”, prenuncia a bem-aventurada e beatificante fraternidade definitiva. Com sua alegria habitual, com seu “habitat” que permite que as pessoas floresçam, cresçam, se expandam e dêem frutos, com seu clima sereno e fraternal, está indicando a linha de chegada final, onde viveremos tudo isso em plenitude e sem sombra alguma.
(P. G. Cabra, Para uma vida fraterna. Breve guia prática, Sal Terrae, Santander 1999, p. 158)
.
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.