Jr 20,7-9; Sl 62,2-6.8-9; Rm 12,1-2; Mt 16,21-27

“Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” (Mt 16,23).

No Evangelho de hoje, Jesus nos convida à profunda compreensão de que precisamos continuamente fazermos uma leitura de nossa vida a partir dos Seus ensinamentos. Ele explica a sua escolha: a vida salva-se fazendo dela dom e oferta. Como os discípulos, temos a tendência de pautar os acontecimentos unicamente do ponto de vista humano, mas Jesus diz que uma simples atitude possibilita nos inserir na dinâmica da experiência divina, que segundo São Paulo pelo exercício de mudança de mentalidade, não nos conformando com a realidade presente, mas olhar a vida para além dos sofrimentos e dificuldades é o roteiro necessário para que participemos de uma comunhão com o Senhor.

REFLEXÃO

  1. Você tem facilidade de entender a dor e o sofrimento como algo natural à vida?
  2. Como  você reage frente as dificuldades da vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Porque tudo o que não vem de Deus perecerá.

Imprima em sua alma esta breve e perfeita máxima: Deixe tudo e tudo encontrará; Deixe o seu apetite e você encontrará a paz.

Senhor, isto não é trabalho de um dia, nem brincadeira de criança; Antes, numa frase tão breve está contida toda a perfeição religiosa.

Filho, você não deve voltar atrás, nem desistir rapidamente de ouvir o caminho do perfeito; antes você deve lutar por coisas mais elevadas ou, pelo menos, aspirá-las com desejo.

Gostaria que você tivesse chegado a tal ponto que não fosse amante de si mesmo e estivesse puramente disposto à minha vontade e à do superior que lhe dei! Então eu gostaria muito de você e toda a sua vida seria alegre e pacífica.

Você ainda tem muito que sair; que se não renunciares totalmente, não alcançarás o que me pedes (Thomas de Kempis, Imitação de Cristo, III, 32,1-3).

AÇÃO

Viva a palavra: “Dá-me, Senhor, os mesmos sentimentos de Cristo Jesus.” (Flp 2,5).

Bom domingo para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos