Cl 1,9-14; Sl 97,2-6; Lc 5,1-11

“Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”.” (Lc 5,4)

No evangelho de hoje, Jesus ordena a Pedro, representando a Igreja, para avançar para as águas mais profundas, um chamado para a missão de pregar o Evangelho. Esta missão se estende a todos os ministros sagrados e a cada membro da Igreja. A resposta de Pedro, apesar da frustração na pesca anterior, mostra sua confiança em Jesus. Este episódio nos ensina a confiar em Deus, mesmo em momentos desafiadores. Após a pesca, Pedro se sente indigno, mas Jesus o chama para ser “pescador de homens”. Todos somos chamados a deixar nossas antigas vidas e seguir Jesus. Isso implica em compartilhar o Evangelho com o mundo. Devemos lembrar que o Evangelho não é uma história, mas uma realidade concreta. Nossa missão é urgente e importante. Sejamos fiéis a esta missão, confiando que, com Jesus, nossas redes não se romperão nem ficarão vazias.

(Felipe Afonso Araújo – Seminarista do 3º de Teologia / Diocese de Picos -PI)

REFLEXÃO

  1. Como você se sente ao ter que a recomeçar algo ou uma nova experiência?
  2. Você obedece facilmente aos apelos de ter que partir para o novo?

LEITURA ESPIRITUAL

Eu só te amo, só te sigo, só te busco, e estou disposto a me submeter apenas a você, pois só você exerce o domínio com justiça, e desejo ser conforme o que você tem. Comande e ordene o que quiser, eu te imploro, mas cure e abra meus ouvidos, para que eu possa ouvir sua voz. Cure e abra meus olhos, para que eu possa ver seus sinais. Afaste de mim os impulsos irracionais, para que eu possa reconhecê-lo. Diga-me para que lado devo olhar, para que eu possa te ver, e espero poder cumprir tudo o que você me manda […].

Peço apenas à vossa altíssima clemência que me volte completamente para vós, que não surjam obstáculos para mim ao alcançá-los e que seja concedido que enquanto ainda carrego e arrasto este meu corpo, possa estar sóbrio e forte, apenas e prudente, amante perfeito e digno de aprender sua sabedoria e de estar e habitar em seu bendito Reino. Amém. Amém (Agostinho de Hipona, Solilóquios).

AÇÃO

Viva a palavra: “Já que assim dizes, lançarei as redes.” (Lc 5,5).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos