Cl 3,1-11; Sl 144(145),2-3.10-11.12-13ab (R. 9a); Lc 6,20-26

“Alegrai-vos e exultai, pois, será grande a vossa recompensa no céu…” (Lc 6,23)

Onde está o nosso coração? Esta é a verdadeira pergunta do Evangelho. Bem-aventurados os que, nada tendo, transformaram o Senhor em sua riqueza. Ai daqueles que agora têm, e ataram o coração ao que possuem e não a Deus. O seguimento de Jesus não é um êxito mundano, mas alegria interior. A felicidade consiste mais em acolher os sofrimentos, com esperança, do que em evitá-los, com a busca desesperada de alguns contentamentos. Bem-aventurados os que encontraram sua felicidade escondida em Cristo, e abandonando o senso comum, miraram as coisas do alto.

REFLEXÃO

1. Que situações da vida me fazem realmente feliz?

2. Que pecados ainda me afastam do caminho da Vida?

LEITURA ESPIRITUAL

“Estas palavras de Jesus, não obstante possam até parecer poéticas, estão decididamente contracorrente ao que é habitual, àquilo que se faz na sociedade; e, embora esta mensagem de Jesus nos fascine, na realidade o mundo conduz-nos para outro estilo de vida. As bem-aventuranças não são, absolutamente, um compromisso leve ou superficial; pelo contrário, só as podemos viver se o Espírito Santo nos permear com toda a sua força e nos libertar da fraqueza do egoísmo, da preguiça, do orgulho.

Voltemos a escutar Jesus, com todo o amor e respeito que o Mestre merece. Permitamos-Lhe que nos fustigue com as suas palavras, que nos desafie, que nos chame a uma mudança real de vida. Caso contrário, a santidade não passará de palavras.”  (Gaudete et exsultate, 65-66, Papa Francisco).

AÇÃO

Viva a Palavra: “Já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir e vos revestistes do homem novo.” (Cl 3,9).

Bom dia para você e sua família!

Pe. Igor Torres