NOSSA SENHORA DAS DORES, MEMÓRIA

Hb 5,7-9; Sl 30,2-3a.3bc-4.5-6.15,-20 Jo 19,25-27.

“Jesus disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.” (Jo 19,27).

Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. (João 19, 27) Antes de Jesus a cruz era vista como instrumento de castigo e humilhação, após a crucificação de Jesus nos traz um novo sentido, a exaltação da vida, após a dor vem a alegria.  A Igreja foi gerada pelo próprio Jesus na cruz, quando de seu peito foram jorrados sangue e água. E ainda aos pés da cruz, Nosso Senhor entrega-nos a virgem Maria por mãe. O texto do evangelho ainda nos convida a acompanhar Jesus até debaixo da cruz, e com Maria suportar todas as nossas dores e aflições. Da mesma forma como ela sofreu, a partir da sua experiência de dor, a dor humana pode ser removida da maldição e convertida na mediação da vida salva e do serviço amoroso. Assim, como o discípulo amado, possamos reclinar em Seu peito, receber dele um abraço, senti-lo não só no coração, mas sua presença.

(Robert Gabriel dos Reis Santos – Seminarista do 2º ano de Teologia / Diocese de São Raimundo-PI)

REFLEXÃO

1. Qual a importância de Maria, mãe de Jesus, para você?

2. Qual sua devoção mariana?

LEITURA ESPIRITUAL

Verdadeiramente, Santa Mãe, uma espada perfurou sua alma. Além disso, esta espada não teria penetrado a carne do seu Filho sem perfurar a sua alma. Na verdade, depois que Jesus – que é de todos, mas que é seu de uma forma muito especial – expirou, a espada cruel que lhe abriu o lado, sem perdoá-lo mesmo depois de morto, quando já não lhe podia fazer mal , não tocou a alma dele, mas perfurou a sua.

Talvez aquelas palavras que verdadeiramente perfuraram sua alma e penetraram na separação entre alma e espírito não fossem piores que uma espada: Mulher, aí está seu filho? Que mudança! Você recebe João no lugar de Jesus, o servo no lugar do Senhor, o discípulo no lugar do Mestre, o filho de Zebedeu no lugar do Filho de Deus, um homem simples no lugar do Deus verdadeiro. Como essas palavras não poderiam perfurar sua alma, tão sensível, quando até nosso peito, duro como pedra ou ferro, se quebra só de lembrá-las? (São Bernardo de Claraval).

.

AÇÃO

Viva a Palavra: “Jesus disse à sua mãe: ‘Mulher, eis o teu filho.’” (Jo 19,26).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos