SÃO PIO DE PIETRELCINA, PRESBITERO

1Tm 6,13-16; Sl 99,2-5; Lc 8,4-15

“E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.” (Lc 8,15).

O Evangelho de hoje nos chama atenção para a parábola da semeadura, onde percebemos que trabalho do semeador é lançar a semente no solo. Aqui o semeador tem um papel importante, mas, observamos que o evangelista não dar nome a essa pessoa. Ele simplesmente lança a semente em contato com a terra, Por que? Para mostrar-nos que todos os seguidores de Cristo são chamados a semear a palavra, pois quanto mais ela é plantada, maior será a colheita. A semente é a palavra de Deus, a terra é coração das pessoas. Quando essa semente entra em contato com a terra, ou seja, o coração, ela tem uma reação bonita e ao mesmo tempo desafiadora. Aqui o evangelho nos apresenta três tipos de terreno, o pedregoso, o espinhoso e aquele terreno fértil. Em todos esses lugares a palavra foi plantada, nasceu, só que mesmo nascendo, em alguns a palavra não foi capaz de dar frutos. Por esse motivo, Cristo precisa do meu e do seu coração aberto, acolhedor e fértil, para que a sua palavra produza frutos em abundância.

(Elton da Silva Oliveira – 2º ano de Teologia / Diocese de Parnaíba-PI).

REFLEXÃO

1. Como acolho a palavra de Deus em minha vida?

2. Consigo ser uma pessoa que semeia a palavra de Deus em minha família?

LEITURA ESPIRITUAL

Por que somos tão preguiçosos e lentos que não nos apressamos, uma vez abandonada finalmente toda a malícia, com simplicidade e pureza de coração, em receber os oráculos de Deus e deles receber o significado de Cristo, a partir do momento em que ouvimos isso Você encontra o Reino de Deus neles? Certamente, cada um deve compreender segundo as suas próprias forças os oráculos de Deus que puder e, se estiver apto para o alimento sólido, receber os oráculos de Deus que constituem aquela sabedoria de que o apóstolo fala entre os perfeitos (1Cor. 2,6). Por outro lado, quem ainda não está apto para isso, receba os oráculos de Deus onde não reconhecerá outra coisa senão Cristo Jesus, e Este crucificado (1Cor 2,2). Quem não consegue nem fazer isso, que receba os oráculos de Deus para que sirva leite e não alimentos sólidos (Hb 5,12). Se você ainda está fraco na fé, leve os oráculos de Deus nos vegetais (Rm 14,29). Basta que todos saibamos igualmente que os oráculos de Deus são “oráculos castos” e “prata testada pelo fogo puro da terra, purificada sete vezes” (Sl 11,7); isto é, que preservemos os oráculos divinos na castidade e na santidade do coração e do corpo (Orígenes).

AÇÃO

Viva a Palavra “Maria, por sua vez, guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração.” (Lc 2,19).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos