SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ARCANJOS.

Dn 7,9-10.13-14; Sl 130,1-5; Jo 1,47-51

“Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade. (Jo 1,47).

Neste dia em que a Igreja celebra a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, o evangelho de hoje nos apresenta a figura de Natanael, um homem sem falsidade que Jesus chama para sua missão. É importante notar que Natanael reconhece Jesus como filho de Deus e rei de Israel logo nas primeiras palavras trocadas. Isso acontece porque, como o Cristo já havia dito, ele era um israelita de verdade, ou seja, um homem temente a Deus, que cumpria os seus preceitos e fazia tudo isso de coração. Peçamos ao Senhor a graça de sermos homens e mulheres sem falsidade, cristãos de verdade, capazes de, assim como Natanael, reconhecermos Jesus como filho de Deus, e por isso vermos, também, o céu aberto e os anjos subindo e descendo sobre o filho do homem.

(Bruno Soares de Oliveira- Seminarista do 2º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)

REFLEXÃO

1. De que maneira me sinto percebido(a) por Deus?

2. “Estar debaixo da figueira” significa ser fiel à Aliança de Deus. Como expresso minha fidelidade por meio da fé?

LEITURA ESPIRITUAL

Não devemos acreditar que uma determinada comissão seja confiada por acaso a um anjo: por exemplo, a Rafael a comissão de curar e medicar; ao Gabriel, para apoiar na luta contra as paixões; a Michael, para cuidar das orações e súplicas dos mortais. Cada um deles recebeu essas tarefas pelos méritos, inclinações e habilidades que demonstraram antes da criação deste mundo. Então a cada um foi atribuído este ou aquele ministério; outros mereciam ser designados para a ordem dos anjos e atuar sob este ou aquele arcanjo, este ou aquele guia de sua ordem. Tudo isso foi ordenado pelo próprio e justo julgamento de Deus e arranjado por aquele que julgou e analisou os méritos de cada um: assim, a um foi confiada a Igreja dos Efésios, e a outro, (Ap 2,1.8); Este é o anjo de Pedro, aquele é o de Paulo (At 12:7; 27:23). A cada um dos últimos da Igreja foi atribuído este ou aquele anjo, que contempla todos os dias o rosto de Deus (Mt 18,10), e o anjo é designado para rodear aqueles que temem. (Orígenes).

AÇÃO

Viva a Palavra: “Tudo o que agora te preocupa cabe dentro de um sorriso, esboçado por amor de Deus.” (Sulco, nº 89).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos