Jl 4,12-21; 2,1-2; Sl 96(97),1-2.5-6.11-12; Lc 11,27-28

“Feliz o Ventre que te Trouxe e os Seios que te Amamentaram.” (Lc11, 27-28).

O Evangelho de hoje, descreve o sentido material de uma mulher em meio à multidão que no qual a mesma não passa despercebida ao olhar de Jesus, onde fita os olhos nela e a elogia. Jesus destaca a felicidade da mãe que deu à luz e amamentou alguém tão especial como Ele. Isso reflete a profunda admiração que as pessoas tinham por Jesus e a importância que Ele tinha em suas vidas. Jesus ao ouvir a voz da mulher, reage de maneira serena ensinando que a verdadeira felicidade não está necessariamente ligada a relações familiares ou laços sanguíneos, mas sim à relação com Deus e à obediência à Sua palavra. Jesus está indicando que a verdadeira felicidade vem daqueles que ouvem a Palavra de Deus e a colocam em prática. Somos convidados a examinar nossas próprias prioridades na busca pela felicidade e a considerar a importância de nossa relação com Deus e a prática de sua palavra em nossas vidas como o verdadeiro fundamento de nossa alegria.

(Francisco Ramos de Sousa Junior – Seminarista do 1º de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. As palavras divinas me encantam?

2. Quais ensinamentos de Jesus consigo facilmente colocar em prática?

LEITURA ESPIRITUAL

Preocupem-se mais, meus irmãos, preocupem-se mais, por favor, com o que o Senhor disse, estendendo a mão sobre os seus discípulos: Esta é minha mãe e meus irmãos; e quem faz a vontade de meu Pai, que me enviou, é meu irmão, irmã e mãe (Mt 12,49-50). Não foi a Virgem Maria, que na fé acreditou, na fé concebeu, escolhida para que dela nascesse a salvação entre os homens, criada por Cristo antes que Cristo fosse criado nela, não foi a vontade do Pai?

Sem dúvida Santa Maria fez a vontade do Pai; Por isso é mais importante para Maria ser discípula de Cristo do que ter sido mãe de Cristo. Ter sido discípula de Cristo traz-lhe mais alegria do que ter sido sua mãe. Por isso Maria foi abençoada, porque antes de dar à luz carregou o Mestre no seu ventre. Veja se o que eu digo não é verdade. Enquanto o Senhor caminhava com as multidões que o seguiam, realizando milagres divinos, uma mulher gritou: Bendito o ventre que te carregou! Mas, para que a felicidade não fosse buscada na carne, o que o Senhor respondeu? Pelo contrário, bem-aventurados são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a guardam (Lucas 11,27-28). (Agostinho, Sermão 72/A,7).

AÇÃO

Viva a Palavra “De agora em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos