Rm 1,1-7; Sl 97(98),1-4; Lc 11,29-32

“Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.” (Lc 11,29).

Jonas foi o profeta que levou os ninivitas à penitência porque na sua pregação e nas suas obras, na sua pessoa e na sua vida, reconheceram o sinal de um enviado de Deus. É a partir dessa realidade que Jesus atribui à geração do seu tempo e a de hoje de um fechamento em si incapacitando de perceberem Nele e dos seus ensinamentos atitudes de mudança de vida, de conversão. O Evangelho de hoje faz suscitar para nós duas atitudes necessárias como fundamento do seguimento a pessoa de Jesus: Primeiro, nos esforcemos por perceber nos ensinamentos e palavras e Jesus motivos de mudança de vida; segundo, que nossa fé, nossa maneira de ser e agir possam ser sinais para que os outros também mudem de vida.

REFLEXÃO

1. Tenho facilidade de compreender a mensagem do Evangelho em minha vida?

2. Quais das minhas atitudes manifestam sinais do Evangelho para os que estão ao meu redor?

LEITURA ESPIRITUAL

[…] a verdade é que nenhum homem viu ou conheceu a Deus, mas foi ele mesmo quem se manifestou. Agora, foi manifestado pela fé, a única que é concedida para ver a Deus. E, de facto, aquele Deus, que é o soberano Dono e Artífice do universo, que criou todas as coisas e as distinguiu segundo a sua ordem, não só se mostrou bondoso para com o homem, mas também longânime. Na verdade, ele sempre foi assim, e ainda é e será, a saber: misericordioso e bom e manso e verdadeiro; E mais: só ele é bom. E tendo concebido um grande e inefável plano, comunicou-o apenas ao seu Filho. […] E quando a nossa maldade atingiu o seu clímax e ficou completamente evidente que a única recompensa que poderíamos esperar dela era o castigo e a morte, esse foi o momento que Deus predeterminou para nos mostrar a sua clemência e o seu poder a partir de agora. (oh bondade e amor excessivo de Deus!), ele não nos odiou, não nos jogou fora, não guardou nenhum ressentimento contra nós; antes, ele se mostrou longânimo; Ele mesmo, por pura misericórdia, tomou sobre si os nossos pecados; Ele mesmo deu o seu próprio Filho como resgate por nós; ao Santo para os pecadores, ao Inocente para os ímpios, ao Justo para os injustos, ao Incorruptível para os corruptíveis, ao Imortal para os mortais. (“Ad Diognetum”, VIII-IX, em Padres Apostólicos).

AÇÃO

Viva a Palavra “O Senhor fez conhecer a salvação” (Sl 97,2a).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos